domingo, 3 de junho de 2012

O Inferno existe




MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA.
CULTO DA FAMÍLIA – DOM - 03/06/2012.
Texto: Lucas 16:19-31
Tema: “ O INFERNO EXISTE ”
É necessário destacar alguns nomes e explicar o que cada um significa pra que entendamos o que o Espírito Santo quer nos revelar hoje através desta palavra.
Pai Abraão: Para os judeus a figura do Pai Abraão representava o próprio Deus, por isso Jesus ilustrou a parábola usando essa linguagem de fácil entendimento para o rico.
Jesus: É o autor da parábola, ou seja estas são palavras de Jesus e são verdades, existiu sim o homem rico e o mendigo.
Inferno: é o mesmo Hades (lugar de tormento), Sheol, Abismo, Lago de fogo e enxofre.
Lázaro: Único personagem das parábolas de Jesus que foi dado nome.
Seio de Abraão: Lugar de honra, de regozijo, de conforto, consolo, os braços do Pai.
Essa parábola é simplesmente motivo de reflexão profunda. Se em nós ainda havia alguma duvida de que o inferno existe, ela acaba aqui. E o pior é que o inferno não foi construído para ser desabitado, Jesus já esteve lá enquanto morto e nesta parábola descreve claramente que lá habitam seres humanos que não se converteram aos seus ensinamentos e nem o adoraram, que não receberam e nem deram ouvidos a pregação de Moisés e os profetas e que depois de estar lá de lá não pode mais sair. Pois bem, vejamos alguns detalhes importantes:
1)      Desejar não é possuir. (V. 21) O mendigo desejava comer as migalhas, mas o rico não dava pra ele, e o que ele queria quem comia eram os cães do rico (homem sem misericórdia, avarento entre outras coisas). Nem tudo que desejamos aqui na terra, vamos possuir, mas Deus nos reserva algo muito melhor no seu seio.
2)      Todos  morreremos: (V. 22) Não sabemos a hora, somos um fôlego de vida, precisamos decidir pra onde queremos ir. O seio de Abraão ou o Hades?
3)      O inferno não tira a sensibilidade: (V. 23-24) Todos os sentidos permanecerão com o ser humano mesmo estando no inferno. O rico estava atormentado,  enxergava, continua orgulhoso, querendo mandar no mendigo, sedento por uma ponta de dedo molhado (deve ser quente lá). Clamar não vai mais adiantar.
4)      Deus vai te fazer lembrar de tudo: (V. 25) A escolha é sua. Tormento ou Consolo?
5)      Há um abismo entre o céu e o inferno: (V. 26) Esse abismo é intransponível.(2 Co. 6:14-17, 7:1)
6)      A arrogância permanece, o abismo aumenta: (V. 27) Quando nos sentimos humilhados é sinal que a arrogância está em alta. Quando realmente somos humilhados, somos exaltados por Deus. Enquanto a arrogância impera Deus ouve,  mas não atende mesmo que imploremos pela sua misericórdia. Repare que Lázaro desfruta da presença do Pai e o Pai o defende, não aceitando as ordens do rico pra mandá-lo pra algum lugar.
7)      Aproveite em vida enquanto pode: (V. 29-31) Nós somos os Moisés e os Profetas desse tempo, dessa geração e precisamos alcançar aqueles que se colocam na posição de auto suficiente aqui na terra como aquele rico e toda sua família, note que Deus não cobrou de Lázaro por ele não ter evangelizado o rico e sua família, mas também não disse quantas vezes Lázaro os evangelizou. O certo é que depois de morto e estando no inferno não tem mais jeito. Outra coisa que eu confirmo com o rico, é o que está escrito em Is. 45:19-25, Rm. 14:11-12. O rico se dobrou, mas não adiantou, já era tarde.
CONCLUSÃO: O INFERNO EXISTE, ELE É REAL, TODAS AS PARÁBOLAS CONTADAS POR JESUS SÃO VERDADES E POR ISSO DEVEMOS APRENDER COM ELAS, É HORA DE DECISÃO, NÃO ADIANTA MAIS PERDER TEMPO, ACEITE A JESUS E CONVERTA-SE LOGO DE VERDADE.
Buscando alcançar o seio de Abraão humildemente,
Pr. Nolêto – IEEA –Ma.

Nenhum comentário: