segunda-feira, 18 de março de 2013




Culto da Família – Dom – 10/03/2013
Texto: Sl. 37:1-9 “ Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. ”
Tema: “ INSTRUÇÕES E PROMESSAS ”
Davi escreveu esse Salmo como forma de lembrar aos justos que Deus jamais os abandonaria nem os deixaria ser vencido pelo inimigo. Pelo contrário afirma que a felicidade e prosperidade do ímpio são temporárias e a do justo é eterna, no verso primeiro ele nos exorta a não nos indignarmos e nem alimentar a inveja, no segundo compara a felicidade do ímpio como  a relva e a erva verde da terra de Israel que floresce durante o inverno e que durante o verão desaparece com a seca, mas o que quero realmente compartilhar com todos são as instruções e promessas descritas nos versos 3,4,5. Vejamos:
1)      INSTRUÇÕES.
a)      Confia no Senhor: Essa confiança não pode ser de qualquer jeito, pra surtir efeitos tem a forma certa. (Pv 3:5-8)
b)      Faze o bem: Só os sábios e obedientes sabe discernir o mal do bem e escolher sempre o bem. (Rm 16:19)
c)       Habita na terra: Literalmente falando significar morar nesta terra, porém no que diz respeito ao espiritual é a Nova Jerusalém.
d)      Alimenta-te da verdade: Essa verdade é Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas. (Jo. 8:32, 14:6).
e)      Agrada-te do Senhor: (Cl. 1:10) Viver de modo digno. Buscar conhecimento nas coisas do Alto e ter Fé (Hb.11:6)são formas de agradar-se do Senhor. Colocar Deus em primeiro lugar também é uma forma de agradar-se do Senhor.
f)       Entrega o teu caminho ao SENHOR: Temos exemplos de grandes homens que entregaram seus caminhos ao Senhor: Davi diante do gigante Golias (1 Sm. 17:45), Esdras diante do exercito inimigo (Ed. 8:21-32), Daniel diante da ordem do rei (Dn. 6:10), Jesus na hora da morte (Mt. 27:50)
2)     PROMESSAS:
a)     E ele satisfará os desejos do teu coração: Quando nos agradamos do Senhor, estamos dispostos a fazer a sua vontade e então cremos, e quando cremos Deus cumpre os nossos desejos, pois entendemos que o melhor nem sempre é o que pedimos, mas sim aquilo que nos é entregue por ele. “ E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.(Mt. 21:22)
b)     E o mais ele fará: Nada acontece por acaso, todas as coisas estão no controle de Deus, há sempre um propósito de Deus em todas as coisas. Precisamos pensar como filhos e deixar de pensar como criaturas.(Lc.12:22-32)
CONCLUSÃO: AS ESCRITURAS SAGRADAS ESTÃO REPLETAS DE PROMESSAS, MAS PARA FAZER JUZ A TODAS ELAS É PRECISO PRIMEIRO SEGUIR AS INSTRUÇÕES DESCRITAS NA PALAVRA. EIS AI A GRANDE OPORTUNIDADE DE MUDANÇA DE VIDA E DE ALCANÇAR A SALVAÇÃO.
Pr. Nolêto – IEEA-MA.






Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto da Família – Dom – 17/03/2013.
Texto: Jo. 10:9-10 “ Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente par roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”
Tema: “ TENHA A MARCA DO CORDEIRO”
Jesus no mais alto nível de educação se titula a porta aberta que aguarda que todo homem entre por ela, enquanto que o inimigo entra nos lares, vidas, familias sem ser convidado e sem bater na porta, podem até compará-lo a qualquer animal peçonhento que são invertebrados e entram em nossas casas por minúsculas frestas e sem serem convidados e quando descobrimos tentamos matá-los e normalmente depois de um tempo vamos descobrir o mal e os prejuízos que nos causou. Precisamos atentar para as armadilhas que são colocadas diante de nós todos os dias o dia todo.
Ex. 12:12-13 “ Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes, quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.”
As pragas não assolaram o povo de Deus que estava no Egito, pois sobre eles existia um sinal de Deus, da mesma forma hoje as coisas, pragas e catástrofes do mundo não são pra assolar a casa, as famílias ou as vidas dos cristãos, pois nós temos a marca de Cristo. O sangue do Cordeiro. Vejamos algumas pragas que tem tentado nos assolar, mas que não mais permitiremos a partir de hoje.
1)                  PERTURBAÇÃO: (Ex. 8:21-23) Assim como as moscas incomodaram e  perturbaram  o povo do Egito, existem algumas pequenas coisas do tamanho de moscas que entram em nossas casas e muitas vezes perturbam e incomodam o bom viver no nosso lar, causando brigas e divisões entre os casais e os irmãos e não é diferente na igreja. Fiquemos atentos para essas pequenas e muito perturbadoras moscas ou pragas.
2)                  DESPERDICIO: (Ex. 9:3-7) O desperdício atrai a pobreza, mas o objetivo de Deus para conosco é a prosperidade, assim como da noite pro dia os do povo de Israel tinham mais gado que os Egipicios, da mesma forma o Senhor quer nos prosperar, mas é preciso que sejamos zeloso com aquilo que ele entrega em nossas mãos para administrarmos. Há muitas coisas que podemos fazer dentro de nossas casas e em nossas vidas pra que o desperdício não se torne motivo de pobreza ou perdas materiais.
3)                  IRA E FRIEZA: (Ex. 9:22-26) Granizo=Frieza, Fogo=Ira. Duas coisas que destroem qualquer casamento, qualquer família. Em nossas casas tem que entrar o amor, a harmonia, a comunhão, a compreensão, o carinho, a atenção, o cuidado uns pelos outros. Nada de pedradas, pois nós temos a marca do sangue do Cordeiro.
4)                  TREVAS: (Ex. 10:21-23) Enquanto as trevas dominavam as casas dos egipicios na casa dos servos de Deus, reinava a luz. Em nós, em nosso lar a luz que brilha é Jesus e somente ele nos dá essa certeza através da sua marca em nós. Com Jesus em nós nunca haverá trevas, as escamas dos nossos olhos já caíram.
5)                  MORTE: (Ex. 11:4-7) A morte dos primogênitos egipicios significava o fim de uma geração inteira, toda a nação ficou emocionalmente arrasada. A morte para nós os cristãos é a certeza da glória. Por isso que a morte quando chega ou chegar em nosso meio, em nossa casa saberemos que sempre haverá um propósito divino e assim sendo somos conformados no Senhor.
CONCLUSÃO: sabemos que o inimigo vem somente pra matar, roubar e destruir, mas também sabemos que o nosso deus nos dá vida abundantemente. o nosso cuidado é para não permitir que as pragas nos assolem, porque sabemos que as dificuldades elas vem, mas sermos provados e aprovados e não para sermos assolados.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.


segunda-feira, 4 de março de 2013

"Nem a morte o reteve"


Ministração da Palavra – IEEA-MA
Culto de Ceia – Dom – 03/03/2013
Texto: Atos 2:23-24  “ sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. ”
Tema: “ NEM A MORTE O RETEVE ”
Lucas o médico amado, autor do livro de Atos dos apóstolos, fez questão de escrever esse texto que fala o discurso de Pedro, logo após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, quando o mesmo povo que Deus havia usado para acusar, julgar e condenar à morte o seu filho Jesus Cristo. A culpa da morte de Jesus foi dos Judeus, apesar de deixar claro que nada poderia ter sido feito pra que ela (a crucificação) deixasse de acontecer, pois já estava nos planos de Deus para redenção do seu povo. Mas existe um propósito de Deus em toda essa estratégia montada em relação a crucificação de Jesus. Vejamos:
1)     DEUS É SOBERANO: (v. 23ª) “ sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus... ” Tudo estava e permanece no controle de Deus o Todo Poderoso. É Deus quem determina os desígnios e sua presciência controla tudo ao mesmo tempo. (Ap. 1:8)
2)      OS INJUSTOS FORAM USADOS:(V. 23b) “...vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos ”  Deus usa quem quer, e usou homens ímpios judeus e gentios para serem acusados da morte de Jesus no madeiro.
3)    FOI POR NÓS E FOI POR AMOR: (At. 5:30-31) Deus conclui o seu projeto, cumpre o seu objetivo de enviar o Salvador para o seu povo. (Ap. 1:5-6).
4)     DEUS O RESSUSCITOU: (v. 24ª) “ ao qual , porém , Deus ressuscitou...” (At. 3:18-19) Não foi em vão, mas há uma necessidade de entendimento, arrependimento e conversão pra que cada um de nós participe dos resultados dessa tão grande e perfeita benção.
5)      NEM A MORTE O RETEVE: (v. 24b) “ ...rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. ” Jesus venceu a morte para nos dar salvação e vida, a morte não pôde reter Jesus e não pode reter aquele que está em Cristo. (Rm 8:1-17)

CONCLUSÃO: DEUS É SOBERANO, USA QUEM QUER E POR NOSSA CAUSA ENVIOU SEU FILHO E O RESSUSCITOU, POIS NEM A MORTE O RETEVE. TODOS OS GRILHÕES FORAM QUEBRADOS E TODAS AS PORTAS FORAM ABERTAS. A SALVAÇÃO NOS FOI OUTORGADA. AGRADEÇAMOS O REI DA GLÓRIA. O SALVADOR.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.



Tudo é Teu Senhor




Ministração da Palavra – IEEA-MA.
Culto de Ceia  - Dom - 03/02/2013.
Texto: Rm. 11:33-36 “(33) Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!(34) Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?(35) Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído(recompensado)?(36) Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! ”
Tema: “ TUDO É TEU SENHOR ”
O apostolo Paulo escreve a carta aos Romanos quando ainda residia em Corinto e é considerada a maior, mais rica e mais abrangente declaração de Paulo sobre o evangelho de Cristo levou grandes pensadores como: Agostinho, Wesley e Martin Lutero a se converterem ao Cristianismo de forma plena e verdadeira. Essa carta tem como principais temas a fé, a graça, a justificação, a santificação e a salvação e isso fez com que as vidas desses homens fossem transformadas e através desta carta nós e muitos outros temos sido transformados e Paulo no capitulo 11 escreve e entoa um cântico de adoração a Deus e nós vamos através deste hino ter uma visão mais abrangente do propósito, do poder e da soberania de Deus em nossas vidas aqui na terra.
Vale a pena ressaltar, que qualquer um morador da face da terra, pode ser abençoado ou amaldiçoado, coisas boas ou más podem acontecer com qualquer um, independente de ser ele um cristão ou não. Porque o sucesso ou o insucesso não diferencia a pessoa de fé. Porém é imprescindível que tenhamos a certeza de que quem rende graças ao Senhor por tudo que acontece ou conquista em sua vida é muito diferente daquele que diz: “ Tudo que tenho e tudo que conquisto é graças ao meu esforço próprio, é por causa da força do meu braço, é o resultado da minha competência ”
A vida de quem vive de dádivas divinas é muito diferente de quem vive de esforço próprio. Vejamos alguns detalhes que aprendemos com esse texto:
1) DELE SÃO TODAS AS COISAS: (Gn. 1:1, Ap. 22:13) Essa expressão DELE SÃO TODAS AS COISAS,  não significa PERTENCER, mas significa PROCEDER. Como exemplo podemos colocar os frutos de uma árvore, ou as águas de um rio. Não são deles, mas procedem deles. Portanto há uma necessidade de entendermos de uma vez por todas que tudo que temos ou receberemos procede do Senhor, ou seja,  são dádivas divinas e nós na verdade nem merecemos. Todas as vezes que acontecer algo de bom ou ruim conosco se lembrarmos de agradecer ao Senhor, veremos tanto as coisas boas como as ruins por outro prisma e seremos abençoados, porque essa gratidão significa pra Deus respeito e entendimento pela sua soberania. DELE SÃO TODAS AS COISAS (Ec. 2:22-26, 5:19) O que Deus quer de nós é que o coloquemos em primeiro lugar em tudo, que reconheçamos a sua soberania e desfrutemos de tudo o que é bom debaixo do sol e depois alcancemos a Salvação.
2) POR ELE SÃO TODAS AS COISAS: Esse texto não fala nada mais nada menos que: tudo que fazemos, tudo que pensamos, tudo que falamos, todo o nosso viver e proceder é e tem que ser por Ele (Jesus). Isto é uma afirmação para todos os seres viventes (Sl. 150:6 Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia.). Mas para os cristãos é regra, é norma, é formula, é bussola, é mandamento. (1 Co. 10:14-33) Aquilo que te é permitido, é licito e Edifique. Faça. Deus fica alegre, satisfeito quando seus filhos assim estão.
3) PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS: Salomão escreveu o livro de Eclesiastes e disse que “ tudo que há debaixo do sol é vaidade e correr atrás do vento ”. Porém ao lermos o livro de Eclesiastes não podemos deixar de perceber que todo o livro é escrito na primeira pessoa do singular “ eu ”: eu vi, eu fiz, eu conquistei, eu edifiquei, eu enriqueci, eu mandei fazer. O egocentrismo de Salomão aflorou de forma tremenda, a ponto dele esquecer que ninguém é feliz sozinho. Qual o sentido do ter, do fazer, do saber se não há com quem compartilhar. As coisas lá do alto são espirituais e depois que eu as recebo (DELE SÃO TODAS AS COISAS) elas fluem de dentro pra fora ou seja de dentro mim para fora de mim (POR ELE SÃO TODAS AS COISAS), sendo também de mim para Deus. E quando Deus recebe de mim ele me diz: Vai e compartilha com teu irmão, com o outro, com o teu próximo (PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS). At. 17:28a “ Pois nele vivemos, e nos movemos e existimos. ” A base de nossa caminhada com Deus é essa.
CONCLUSÃO:Entreguemos nossas vidas verdadeiramente ao  Senhor e digamos pra Ele, “ tudo o que tenho é teu, tudo o que sou é pra ti Senhor” porque Dele são todas as coisas, por Ele são todas as coisas, para Ele são todas as coisas, a Ele pois a glória eternamente. Amém.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.