segunda-feira, 18 de março de 2013




Culto da Família – Dom – 10/03/2013
Texto: Sl. 37:1-9 “ Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. ”
Tema: “ INSTRUÇÕES E PROMESSAS ”
Davi escreveu esse Salmo como forma de lembrar aos justos que Deus jamais os abandonaria nem os deixaria ser vencido pelo inimigo. Pelo contrário afirma que a felicidade e prosperidade do ímpio são temporárias e a do justo é eterna, no verso primeiro ele nos exorta a não nos indignarmos e nem alimentar a inveja, no segundo compara a felicidade do ímpio como  a relva e a erva verde da terra de Israel que floresce durante o inverno e que durante o verão desaparece com a seca, mas o que quero realmente compartilhar com todos são as instruções e promessas descritas nos versos 3,4,5. Vejamos:
1)      INSTRUÇÕES.
a)      Confia no Senhor: Essa confiança não pode ser de qualquer jeito, pra surtir efeitos tem a forma certa. (Pv 3:5-8)
b)      Faze o bem: Só os sábios e obedientes sabe discernir o mal do bem e escolher sempre o bem. (Rm 16:19)
c)       Habita na terra: Literalmente falando significar morar nesta terra, porém no que diz respeito ao espiritual é a Nova Jerusalém.
d)      Alimenta-te da verdade: Essa verdade é Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas. (Jo. 8:32, 14:6).
e)      Agrada-te do Senhor: (Cl. 1:10) Viver de modo digno. Buscar conhecimento nas coisas do Alto e ter Fé (Hb.11:6)são formas de agradar-se do Senhor. Colocar Deus em primeiro lugar também é uma forma de agradar-se do Senhor.
f)       Entrega o teu caminho ao SENHOR: Temos exemplos de grandes homens que entregaram seus caminhos ao Senhor: Davi diante do gigante Golias (1 Sm. 17:45), Esdras diante do exercito inimigo (Ed. 8:21-32), Daniel diante da ordem do rei (Dn. 6:10), Jesus na hora da morte (Mt. 27:50)
2)     PROMESSAS:
a)     E ele satisfará os desejos do teu coração: Quando nos agradamos do Senhor, estamos dispostos a fazer a sua vontade e então cremos, e quando cremos Deus cumpre os nossos desejos, pois entendemos que o melhor nem sempre é o que pedimos, mas sim aquilo que nos é entregue por ele. “ E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.(Mt. 21:22)
b)     E o mais ele fará: Nada acontece por acaso, todas as coisas estão no controle de Deus, há sempre um propósito de Deus em todas as coisas. Precisamos pensar como filhos e deixar de pensar como criaturas.(Lc.12:22-32)
CONCLUSÃO: AS ESCRITURAS SAGRADAS ESTÃO REPLETAS DE PROMESSAS, MAS PARA FAZER JUZ A TODAS ELAS É PRECISO PRIMEIRO SEGUIR AS INSTRUÇÕES DESCRITAS NA PALAVRA. EIS AI A GRANDE OPORTUNIDADE DE MUDANÇA DE VIDA E DE ALCANÇAR A SALVAÇÃO.
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: