segunda-feira, 4 de março de 2013

"Nem a morte o reteve"


Ministração da Palavra – IEEA-MA
Culto de Ceia – Dom – 03/03/2013
Texto: Atos 2:23-24  “ sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. ”
Tema: “ NEM A MORTE O RETEVE ”
Lucas o médico amado, autor do livro de Atos dos apóstolos, fez questão de escrever esse texto que fala o discurso de Pedro, logo após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, quando o mesmo povo que Deus havia usado para acusar, julgar e condenar à morte o seu filho Jesus Cristo. A culpa da morte de Jesus foi dos Judeus, apesar de deixar claro que nada poderia ter sido feito pra que ela (a crucificação) deixasse de acontecer, pois já estava nos planos de Deus para redenção do seu povo. Mas existe um propósito de Deus em toda essa estratégia montada em relação a crucificação de Jesus. Vejamos:
1)     DEUS É SOBERANO: (v. 23ª) “ sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus... ” Tudo estava e permanece no controle de Deus o Todo Poderoso. É Deus quem determina os desígnios e sua presciência controla tudo ao mesmo tempo. (Ap. 1:8)
2)      OS INJUSTOS FORAM USADOS:(V. 23b) “...vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos ”  Deus usa quem quer, e usou homens ímpios judeus e gentios para serem acusados da morte de Jesus no madeiro.
3)    FOI POR NÓS E FOI POR AMOR: (At. 5:30-31) Deus conclui o seu projeto, cumpre o seu objetivo de enviar o Salvador para o seu povo. (Ap. 1:5-6).
4)     DEUS O RESSUSCITOU: (v. 24ª) “ ao qual , porém , Deus ressuscitou...” (At. 3:18-19) Não foi em vão, mas há uma necessidade de entendimento, arrependimento e conversão pra que cada um de nós participe dos resultados dessa tão grande e perfeita benção.
5)      NEM A MORTE O RETEVE: (v. 24b) “ ...rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. ” Jesus venceu a morte para nos dar salvação e vida, a morte não pôde reter Jesus e não pode reter aquele que está em Cristo. (Rm 8:1-17)

CONCLUSÃO: DEUS É SOBERANO, USA QUEM QUER E POR NOSSA CAUSA ENVIOU SEU FILHO E O RESSUSCITOU, POIS NEM A MORTE O RETEVE. TODOS OS GRILHÕES FORAM QUEBRADOS E TODAS AS PORTAS FORAM ABERTAS. A SALVAÇÃO NOS FOI OUTORGADA. AGRADEÇAMOS O REI DA GLÓRIA. O SALVADOR.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.



Nenhum comentário: