segunda-feira, 24 de junho de 2013

EU TENHO AS MARCAS DE CRISTO?

Culta da Família – Dom – 23/06/2013
Texto: Gálatas 6:17 “ Quanto ao mais, ninguém me moleste, porque eu trago no corpo as marcas de Cristo”
Tema: EU TENHO AS MARCAS DE CRISTO?
Quantos de nós os cristãos atuais podemos responder sim para essa pergunta? Há muito pouco tempo atrás éramos reconhecidos pela forma de vestir, fala e se comportar. E hoje?
Ainda hoje alguns dizem: Eu sou quase crente. Eu não bebo, não fumo, não jogo, não gosto de festa, só tomo minha cervejinha de vez em quando e faço minha fezinha e como dizia minha sábia  Vó: “ quem não arrisca, não petisca”. Eu particularmente tenho presenciado fatos escutado comentários que deixa qualquer cristão verdadeiro muito entristecido e muitas vezes envergonhado. Comentário de pessoas, redes sociais e mídia em geral do tipo: Os crentes são desunidos, desorganizados, esse ai ainda diz que é crente, entre muitos outros comentários. Jesus já sabia e alertou os discípulos. (Lc. 16:8).
Marcas são cicatrizes físicas ou emocionais que adquirimos com o tempo e nos trazem experiências e muitas vezes mostram um pouco de nossa índole, personalidade, formação e caráter. Mas que marcas são essas que Paulo está falando aos Gálatas e aos cristãos desse nosso tempo. Vejamos:
1) MODO DE AGIR: (2Re. 4:8-10) O testemunho através do modo de agir de Eliseu provou à Sunamita e seu marido que ele era um homem de Deus. Na verdade Eliseu foi reconhecido como sendo um santo homen de Deus. Sua marca principal foi seu modo de agir e de se comportar. A pergunta que não quer calar e: O meu modo de agir tem sido uma marca de Cristo?
2) MODO DE FALAR: (Mt. 26:69-73) É claro que a primeira marca de Pedro nesse texto é a covardia (ele ainda não era convertido, era só convencido), porém quando somos verdadeiros discípulos de Jesus mesmo negando, todos somos reconhecidos pelo modo de falar. Mas essa marca não é tudo, pois em dias de hoje muitos tem se viciado em repetir o linguajar dos crentes e até em línguas estranhas. A pergunta que não quer calar é: O modo de falar tem sido uma marca de Cristo em nossas vidas?
3) OUSADIA/INTREPIDEZ: (At. 4:12-13) Deus não derrama sobre o homem um espírito de covardia e sim de ousadia, e isso independe de conhecimento acadêmico, cultura, idade ou qualquer outra qualidade. A forma como você testemunha, fala ou prega o seu Deus, mostra o nível de intimidade e comunhão que temos com Ele. A pergunta que não quer calar é. A ousadia/intrepidez tem sido uma marca de Cristo em nossas vidas? Antes de responder pra si mesmo, vejamos o que diz Paulo em sua 2Co. 11:16-33, 12:1-18.
4) AMOR: (Jo. 13:35) Essa marca é a que considero a principal marca de Cristo na vida de qualquer ser humano, independente de ser ele cristão ou não, mas nós os cristãos temos a obrigação de fazer transparecer esse amor. Em 1Jo, 4:7-21 o texto é mais explicito.
CONCLUSÃO: PODER AFIRMAR QUE TEMOS A MARCA DE CRISTO É PELO MENOS TER ESSES QUATRO ATRIBUTOS DESCRITOS AQUI, O IMPORTANTE É QUE A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA, PORTANTO QUE O NOSSO MODO DE AGIR, FALAR, PREGAR E AMAR SEJAM AS MARCAS QUE TESTEMUNHEM JESUS CRISTO EM NÓS.

Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: