quinta-feira, 26 de dezembro de 2013



Culto de Natal – Qua – 25/12/2013
Texto: Is. 9:6 “ Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
Tema: QUEM REALMENTE CELEBRA O NATAL?
O que é celebrar? Comemorar, festejar, Exaltar, louvar ruidosamente, cumprir solenemente um ritual religioso.
O Natal comemorado nesse tempo, nesse dia 25 de Dezembro, nós os cristãos sabemos por conhecimento e estudo da Palavra que não é o nascimento daquele que foi profetizado em Isaías 9:6, mas por saber que todo dia devemos comemorar o natal de Jesus, comemoramos esse dia também. Sabemos que não era dia 25, que não havia tanta fartura de comidas e bebidas, pelo contrário as coisas estavam muito difíceis e a escassez era grande. Sabemos que árvore bolas, estrelas, guirlandas, pisca-pisca entre outros artefatos é puramente comercial e é por isso que usamos do livre-arbítrio para não usarmos, pois a liberdade é justamente o fato de poder fazer e decidir não fazer por ser livre para escolher. Portanto, quero compartilhar com todos alguns detalhes importantes relacionados ao natal do menino Jesus, todos descritos na Palavra. Vejamos:
1)   PESSOAS SIMPLES: (Lc. 2:8-20) Os pastores eram pessoas simples que faziam um trabalho sujo (cuidar de ovelhas) na visão dos judeus e por isso não adoravam a Deus no templo. Deus escolhe os pastores para serem os primeiros, a saber, que o Cristo nascera e deu a eles a oportunidade de serem os primeiros a o adorarem, porque Deus gosta e valoriza os simples, os humildes (não necessariamente pobres), os dispostos,  os que trabalham, os obedientes, os tementes, os que pregam a Palavra com seu testemunho e os simples adoradores verdadeiros.
2) PESSOAS NOBRES: (Mt. 2:1-12) A nobreza verdadeira não é pelo que se tem, mas pelo que se é. Aqueles três reis magos eram nobres não só pela sua riqueza ou conhecimento, mas pelo seu modo de se comportar, por causa do seu desprendimento e altruísmo. Eles tinham um só objetivo com aquela procura e visita seguindo as estrelas para encontrar o que eles criam ser o Salvador: ADORAÇÃO, EXALTAÇÃO E GLORIFICAÇÃO.
3) PESSOAS FIÉIS: (Lc. 2:21-38) Vemos o exemplo de Simeão homem justo, fiel, adorador, temente a Deus que cria na vinda do Messias, tinha intimidade com Deus e sua vida era movida pelo Espírito Santo (o E.S. ainda não habitava em seres humanos), era abençoador para com as pessoas, era dedicado no templo, aceitava a vontade de Deus para sua vida e era profeta.
 Da mesma forma Ana, idosa, viúva não tagarela, não rixosa, ainda fiel ao seu falecido esposo (mesmo num tempo em que as mulheres eram totalmente dependentes de seus maridos), cria que Deus a sustentaria e se dedicou ao templo, às orações e jejuns, era profetisa de Deus, amorosa, adoradora. E Deus os honrou levando-os no templo justo naquele momento para verem o Messias.
CONCLUSÃO: QUEM REALMENTE CELEBRA O NATAL SÃO PESSOAS SIMPLES, NOBRES E FIÉIS. QUE ADORAM, EXALTAM E GLORIFICAM O NOME DO SENHOR COM SEUS ATOS, PALAVRAS, SENTIMENTOS, ATITUDES, AÇÕES COM ZELO, CUIDADO E AMOR PELO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. PESSOAS ASSIM DEUS OS HONRA.

Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: