segunda-feira, 9 de dezembro de 2013



Ministração da Palavra – IEEA-MA.
Culto da Família – Dom. – 08/12/2013.
Texto: Êxodo 33:6 “Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe”
Tema: “ TIRAI OS ATAVIOS E ACHE GRAÇA DIANTE DO SENHOR”
No capitulo 32 conta a história de quando o povo de Israel adora a imagem do bezerro de ouro porque Moisés havia subido o monte e tardou a descer. Deus se ira e diz que vai exterminar todo o povo e vai fazer de Moisés uma grande nação. Moisés intercede pelo povo a primeira vez e usa  de toda intimidade que tem com Deus, fazendo-o mudar de estratégia. Moises chama o povo ao arrependimento, manda matar os idolatras e intercede novamente pelo povo diante de Deus e pede a Deus que risque seu nome do livro da vida. Mas Deus decide riscar do livro todo aquele que pecar contra Ele.
O texto descrito no capítulo 33 do livro do Êxodo, fala de como Deus se sente e como se manifesta diante de algumas atitudes daqueles que o chamam pelo nome, serve bem para aclarar nossas mentes em relação à nossa comunhão, respeito, honra e obediência. Vejamos como Deus se manifesta diante das atitudes do seu povo.
1) Deus cumpre o que promete, mas lembra responsabilidades: (v1-3) Deus lembra a Moisés a responsabilidade de continuar conduzindo o povo e diz que o que havia prometido vai cumprir.
2) Tirai os atavios da desobediência:( v3) Com desobedientes Deus não anda. Ele prefere não estar próximo pra não correr  risco de ter vontade de consumi-lo.
3) Prantear só resolve quando lança fora os atavios: (v4-6) Prantear, chorar, clamar faz grande diferença, porém só alcança a misericórdia se deixar de fazer aquilo que desagrada a Deus. O povo pranteou, não vestiu os atavios, mas não lançaram fora. Pra Deus é remorso não é arrependimento.
4) Não podemos ver a face de deus, mas podemos falar com ele face a face: (v11) Deus quer se revelar para nós de várias formas. Naquele tempo todo aquele que queria buscar ao Senhor saia do arraial e ia até a Tenda da Congregação. Hoje podemos buscar a Deus em qualquer lugar e na congregação ele fala face a face conosco.
5) O Senhor te conhece pelo nome, ache graça diante dEle:(v12) Moisés era homem igual a nós e achou graça diante do Senhor. Nós também podemos.
6) Posicione-se para ver a glória de Deus: (v20-23) Ninguém poderá ver a face de Deus, mas quando tiramos os atavios e nos colocamos na fenda da rocha o próprio Deus põe sua Mao sobre nós e podemos ver a manifestação da sua Glória em nossas vidas.

CONCLUSÃO: O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE DEUS USA DE MISERICORDIA E SE COMPADECE DAQUELE QUE LANÇA FORA OS ATAVIOS CONTAMINADOS E SE POSICIONA NA FENDA DA ROCHA PARA SER TOCADO POR ELE E POR FIM VER A SUA GLÓRIA.

Pr. Cpl. Nolêto.   


Nenhum comentário: