segunda-feira, 30 de dezembro de 2013



Culto de Ceia – Dom – 29/12/2013.
Texto: Mt. 26:45-56
Tema: TRAIÇÃO FAZ PARTE DO PROCESSO
Após a Ceia. Jesus canta hinos e salmos e se retira para o Getsêmani, com seus discípulos para orar e lá escolhe três (Pedro, Thiago e João) para subir ao Monte das Oliveiras e orar com Ele, mas antes o Senhor faz uma declaração e um pedido (Mt.26:38). Isso prova que muitos até mesmo os amigos traem e nos decepcionam, mesmo quando estamos com a alma profundamente triste, mas assim como Jesus não os considerou traidores, nós também não devemos considerar todos ou qualquer um como traidor. Veja que Jesus os desperta daquele sono e lhes avisa que o traidor havia de chegar. Aprendamos um pouco com Jesus através deste texto:
1) TRAIDORES SEMPRE EXISTIRÃO: (Miriam x Moisés, Irmãos de José x José, Saul x Davi, Judeus x Jesus, Judas x Jesus) E infelizmente estão próximos de nós e as vezes dentro da igreja, no nosso convívio diário, dentro da nossa casa.
2) TODA TRAIÇÃO SERVE DE APRENDIZADO: Todas as vezes que somos traídos (e não são poucas as vezes), Deus nos dá a oportunidade de aprender um pouco mais. Porém como cristãos precisamos entender que o aprendizado não pode ser motivo para vingança (Pv. 29:11,26).
3) TRAIÇÃO POR BEIJO, PALAVRA OU SONO: De qualquer forma a traição faz parte do processo, e vejamos então três aspectos distintos:
a) SONO/OMISSÃO: (v.45) Os discípulos amigos traíram a Jesus com o sono e enquanto dormiam provaram ser omissos. Jesus sempre usou a empatia Durante o seu ministério, porém os seus amigos discípulos não foram empáticos com ele. O sono dos discípulos foi o instrumento da traição em relação a empatia que Jesus precisava naquele momento.
b) BEIJO/CONDENAÇÂO: (v.49) Muitos são os casos de amor e ódio que iniciam com um beijo, mas também muitos são os casos de traição que iniciam com um beijo. E Jesus reage de forma inusitada (v.50). A reação de Jesus de chamá-lo de amigo, nos dá um exemplo clássico de que ele é vingador e não vingativo. “ O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere”(Pv. 11:17). Ou seja,  o mal por si só se destrói. O Sl 42:7ª diz: “ Um abismo chama outro abismo...”.
c) PALAVRA/CONVERSÃO: (Lc. 22:54-62). Mais uma inusitada, inesperada reação do Mestre, mas que serve de exemplo pra nós até hoje.  A palavra foi usada para trair e o olhar para converter, para transformar, para arrepender-se. Tarefa difícil até hoje, mas é necessário usar desta pratica.
CONCLUSÃO: TRAIÇÃO FAZ PARTE DO PROCESSO, SERVE DE APRENDIZADO E TANTO FAZ SE FOR POR PALAVRA, BEIJO OU SONO, SEMPRE VAI SERVIR DE ALERTA EM RELAÇÃO A OMISSÃO, CONDENAÇÃO OU CONVERSÃO. DEUS OPERA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS E JESUS NOS DÁ EXEMPLO EM TODAS ELAS.

Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: