segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O REI QUER USAR A BONDADE



Ministração da Palavra – IEEA –MA.
Culto da Família – Dom – 01/12/2013.
Texto: 2Sm. 9:1-13 “ Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o resto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal com eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho do teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam na casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.”
Tema:  “ O REI QUER USAR  A BONDADE”
Existem três pessoas importantes neste texto que iremos aprender com eles, pois o Senhor fala conosco usando eles como exemplo. Vejamos:
1) O REI: Davi aqui representando a pessoa de Deus nos fala que o Senhor quer usar de bondade para conosco e isso é o resultado de uma aliança que foi feita a muito tempo atrás. (1Sm.20:42) O Senhor fez uma aliança eterna conosco e ainda no tempo em que nem vivos éramos, e mesmo depois que nascemos e estando nós mortos em nossos delitos e pecados, Ele não nos abandonou, pelo contrário até hoje Ele cuida para usar de bondade para com cada um de nós.
2) O SERVO: Ziba representando aqui o servo, o cristão é usado para buscar o homem, resgatar o homem que está perdido para o trazer à presença do Rei. Cada um de nós tem um compromisso, uma aliança com o Senhor (Mt. 28:18-20) As últimas palavras descritas por Mateus como sendo as palavras de Jesus é fazendo de cada um de nós um Ziba e Jesus dá uma ordem as discípulos pois já tinha feito uma aliança, um compromisso com eles e conosco.
3) O PERDIDO: Mefibosete se considerando um “cão morto”, representa cada um daqueles que está perdido, coxo, manco, encarcerado, sem a graça, miserável vivendo em Lo-Debar, longe da presença do Rei. Deus quer de nós que cada um faça a sua parte, fazendo discípulos, alcançando vidas, almas, pescando homens e trazendo para comer à sua mesa. Pois, o Senhor sempre quer usar de bondade para com cada um de nós. Mefibosete era da casa de Israel, mas naquele tempo estava distante da casa e da mesa do rei. Muitos estão assim perdidos, longe da casa do Rei, mas o Senhor quer usar de bondade para com cada um dos homens.
CONCLUSÃO:  DEUS É O REI, NÓS SOMOS OS SERVOS E MUITOS SÃO OS PERDIDOS AGUARDANDO O CHAMADO DO SENHOR PARA SENTAR E COMER À SUA MESA. PRECISAMOS BUSCAR ESSES E DEUS CONTA CONOSCO, POIS FIZEMOS UMA ALIANÇA COM ELE.
Pr. Cpl. Nolêto.





Nenhum comentário: