segunda-feira, 10 de junho de 2013

A UNIÃO FAZ A FORÇA


Reunião de Casais – Sab  - 08/06/2013
Texto: 1Pe. 3:1-9 “ SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.”
Tema: “ A UNIÃO FAZ A FORÇA”
Essa palavra falou profundamente comigo e quero compartilhar com vocês e sei que vai ser de grande relevância para cada um de nós como pessoa, como cristão e principalmente como cônjuge.
Todo cristão ou cristã tem por objetivo encontrar um homem ou uma mulher de Deus para ser seu cônjuge, por pensar que assim sendo o relacionamento se torna mais fácil e muitos chegam a pensar que sendo crente tudo será só alegria. Porém, muitos cristãos tem experimentado uma vida a dois cheia de desafios e muitas vezes atritos, divergências, decepções gerando muitas vezes arrependimento, duvidas em relação a escolha e etc. Tudo isso está fora do propósito de Deus para o casamento.
Existe um principio chamado  UNIÃO/CONCORDÂNCIA determinado por Deus, que é a base de todo relacionamento conjugal, Vejamos alguns detalhes importantes e aprendamos com eles:
1)  O PODER DA UNIÃO: Mt. 18:19-20 “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Essa certeza que o Senhor nos garante é o combustível para perseguirmos, alcançar e preservar a união do casal. É claro que é um grande desafio e que temos o diabo como principal adversário para que essa unidade entre o casal não exista e muitas vezes nem precisa de agentes externos para auxiliar nessa área. Os próprios cônjuges se encarregam de divergirem entre si. Pedro era casado, viveu isso, fala das obrigações da mulher no Cap. 3:1 e nos alerta no verso 7. Homens vocês querem que Deus receba as suas orações como sacerdote do seu lar, vivam em união com suas esposas. A oração do sacerdote da casa tem todo poder se houver união entre o casal.
A Bíblia é repleta de exemplos de união, um dos que me chamou mais atenção foi o da Torre de Babel (Gn. 11:6 “ Disse o Senhor: O povo é um  e todos tem uma só língua. Isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer ”) “ A UNIÃO FAZ A FORÇA, COM A UNIDADE NÃO HÁ LIMITES, A UNIÃO VENCE DESAFIOS, A  UNIDADE DO CASAL OS TORNA INVENCIVEIS.
2) NÃO BRIGAM DOIS QUANDO UM NÃO QUER: ( Am. 3:3 “ Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?”). Devido a diferença de gênios, construção familiar, cultura, formação acadêmica, sexo e muitas outras coisas, a convivência a dois, o casamento é realmente um grande desafio. Portanto não havendo acordo, não há comunhão, e isso é simplesmente uma grande porta aberta para o diabo entrar e fazer morada nos lares de qualquer nível social, cultural ou religioso. Diferença de opiniões sempre existirão e serão motivos de desentendimentos, porém Paulo nos adverte em (Ef. 4:26-27 “ Irai-vos, e não pequeis: Não se ponha o sol sobre a vossa ira. E não deis lugar ao diabo.”) Há uma necessidade do casal após ter entrado em divergência, se ajustar e a melhor forma é ceder, perdoar pra recomeçar.
Mesmo o casal tendo sido bem sintonizado quando namorados, noivos e depois de casados, com o passar dos anos e a velhice chegando, muitas são as mudanças e é preciso se adaptar um ao outro para não haver tanto desacordo, é nessa hora que é preciso mais do que nunca CEDER E PERDOAR PARA RECOMEÇAR E CONTINUAR.
O relacionamento a dois não é tarefa fácil, mas também não é impossível, é um desafio que requer luta. Mas com Jesus somos mais que vencedores.
3) CABEÇA SEM PESCOÇO NÃO TEM MOVIMENTO: ( Ef. 5;22-23) “ Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Tudo que se pensa em ter ou fazer é necessário haver um líder, no caso da família, Deus determinou que fosse o homem, porém nenhum líder é líder sozinho. E o cabeça sem a mulher para ser o seu movimento não vai a lugar nenhum.
Sara chamava Abraão de Senhor, mas o próprio Deus fez uma observação a Abraão em relação a opinião de sua esposa. (Gn.21:12) “... em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz;...”
Pra nós Pôncio Pilatos não é um exemplo por não ser cristão, porém quando ele não deu ouvidos a sua esposa tomou a decisão errada. (Mt. 27:19) “ E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.”
O casal deve decidir junto todas as situações, até mesmo porque a mulher foi criada para ser a auxiliadora e esse papel foi determinado pelo próprio Deus. Cabe a ele saber se posicionar como tal e ao homem acatar a ordem do Senhor.
4) PICUINHAS E ESQUISITISSES: Os desentendimentos acontecem em qualquer relacionamento e não é diferente entre os cristãos, porém temos uma regra de fé que precisamos fazer uso dela em todos as circunstâncias. As picuinhas e as esquisitices são peculiares e quanto mais velhos ficamos mais elas se apresentam. Precisamos guardar o nosso coração fazendo uso da palavra (Ef. 4:31) “ Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.” 
As palavras são a grande arma da comunicação e muitas vezes as responsáveis pelas picuinhas e esquisitisses, portanto, é bom vigiar, e isso serve para qualquer uma das partes do casal. (Cl. 4:6) “ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”  E como sempre a responsabilidade maior é do homem e Paulo sendo homem adverte a cada um de nós. (Cl. 3:19) “ Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.”
Salomão inspirado pelo Espírito Santo descreve que as intrigas do lar roubam os prazeres de outras conquistas. Vejamos:
Pv. 15:17 “ Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.”
Pv. 17:1 “ É MELHOR um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.”
Pv. 21:19 “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.”
È importante entender que o financeiro não pode ser mais importante que qualquer outra área do relacionamento. Pra finalizar quero usar uma frase do Pr. Josué Gonçalves “ Nenhum sucesso compensa o fracasso do lar” .
Pr. Nolêto – IEEA -MA
.


Nenhum comentário: