segunda-feira, 10 de junho de 2013

“ UM FILHO PRÓDIGO, UM PAI PRODÍGIO ”


Culto da Familia – Dom – 09/06/2013
Texto: Lc. 15:11-32.
Tema: “ UM FILHO PRÓDIGO, UM PAI PRODÍGIO ”
A parábola do filho pródigo, muito conhecida por todos os cristãos ainda hoje nos ensina e quando analisamos de forma mais ampla, encontramos um pai prodígio e então aprendemos mais ainda.
O que é Pródigo? É o mesmo que gastador, esbanjador e que não gosta de compartilhar com os demais.
O que é Prodígio? Incomum, sobrenatural, extraordinário.

O FILHO PRÓDIGO como o próprio texto mostra pede antecipação da herança, como uma exigência, criando em sua mente uma expectativa grandiosa sem se importar se estava infringindo as leis ou não e quando parte sozinho para um lugar distante e deixa bem claro que sua família não estava inclusa em seus planos futuros. Não obstante, seu PAI PRODÍGIO, se revela quando do seu retorno, após seu insucesso. O filho pródigo quando passa por suas dificuldades, cai em si, se ARREPENDE, CONFESSA o seu pecado, cria em sua mente uma atmosfera de HUMILHAÇÃO e decide dar a volta por cima se LEVANTANDO e voltando a casa de seu pai, que o recebe como um pai prodígio Vejamos:

1)  COMPAIXÃO: (v 20)  “ ...quando seu pai o avistou, e, compadecido dele,...” A atitude do pai foi um gesto prodigioso, nem mesmo o filho pródigo imaginou que seria essa a recepção de seu pai. Compaixão diferentemente de dó ou pena é um ato prodigioso, pois, compadecer-se de alguém, é se colocar na posição de sofrimento do outro. (Mt. 15:32)
2) SENSIBILIDADE: (v 20) “ ...vinha ele ainda longe..., correndo...” O pai prodígio se sensibiliza com o sofrimento e a vergonha do filho pródigo e vai ao seu encontro. Jesus no Getsemani suou sangue, pois, experimentou a dor que ia sofrer por nossos pecados e mesmo assim não desistiu. O PAI PRODÌGIO também quebra a barreira da aproximação, da vergonha com a sensibilidade. Devemos usar dessa mesma estratégia para ganhar pra Jesus nossa família, amigos, vizinhos e etc.
3) CARINHO E RESPEITO: (v 20) “ ... o abraçou e o beijou...” Tratar de forma carinhosa e com respeito, mesmo em uma situação adversa como essa, transformou aquele homem em um PAI PRODÌGIO.  Sigamos o exemplo.
4) REGOZIJO: (v 22-23) “ O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos”  A alegria é fator importante, pois em meio a tudo de ruim que havia acontecido, ao ver o seu filho o PAI PRODÍGIO, esquece tudo e se alegra e convida a todos a se alegrar com ele. Precisamos estar alegres, regozijantes e contagiar a todos com essa alegria mesmo em meio às adversidades. Agradeçamos ao Senhor porque ele é bom.
CONCLUSÃO: AVAREZA, EGOISMO, ANSIEDADE E PRECIPITAÇÃO SÃO PECULIARIDADES DE FILHOS PRÓDIGOS, MAS COMPAIXÃO, SENSIBILIDADE, RESPEITO E CARINHO E REGOZIJO SÃO PECULIARIDADES DOS PRODÍGIOSOS.


Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: