sábado, 3 de dezembro de 2011

Porque a cruz


CULTO DE CEIA –  27/11/2011  

Texto:  Lc. 23:32-43 “ E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.  E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?  E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”

Tema: “ PORQUE A CRUZ ”

Quero em primeiro lugar ressaltar alguns aspectos relacionados a CRUZ como objeto símbolo, começo pelo fato de hoje apesar das inúmeras formas de adoração e a infinidade de deuses existentes, apenas o cristianismo tem como seu símbolo mais marcante a CRUZ, nós sabemos que outras religiões e seitas tem seus símbolos e muitas vezes até bíblicos tipo: A estrela de Davi com seis pontas, a lua crescente do islamismo, a flor de loto do budismo, mas o símbolo universal do Cristianismo é a Cruz, que chamamos de “ A CRUZ DE CRISTO ”, hoje facilmente encontrada   em fachadas de casas, prédios, igrejas, cemitérios, medalhas, pingentes e etc. Só que a Cruz sempre foi visto e entendido como um instrumento de tortura e execução.
Mas porque a cruz para os cristãos é símbolo de fé?
a)     Pela sua simplicidade, um traço horizontal e outro vertical, um posto em diagonal simbolizando o amor de Deus e o outro na vertical para cima simbolizando a santidade de Deus, um representa a dimensão do seu amor e outro reflete a altura da sua santidade. A cruz é a interseção. É onde Deus perdoou seus filhos sem descer dos seus padrões.
Referente ao texto lido; Vejamos alguns detalhes importantíssimos para nosso conhecimento que ajudará a fortalecer a nossa fé nesse Santo Cristo em relação a CRUZ.
1)    LUGAR DE FÁCIL ACESSO VISUAL: Todos que passavam pelo processo de crucificação eram executados em lugares altos, sendo que de qualquer lugar da cidade era possível ver os crucificados.
2)    LUGAR DE DESTAQUE: Alguns estudiosos comentam que no mesmo dia da crucificação de Jesus, mais quatro foram crucificados, mas a bíblia relata a presença de dois ladrões juntamente com Jesus sendo o Cristo posto entre os dois, sendo visto por nós como um lugar de destaque, um lugar central e esse detalhe fez toda a diferença, pois havia um propósito de Deus para nos dizer que Jesus seria um divisor de águas eternamente. A partir daí encerra o AT (antigo testamento) e inicia o NT (novo testamento), neste lugar central Jesus foi reconhecido como Deus e ouve arrependimento, conversão e salvação para um e serviu para provar que existe o outro lado inverso ao paraíso, o inferno para o outro.
3)    LUGAR DE MORTE: A cruz era a sentença de morte para todos os malfeitores, ladrões, assassinos e etc. Para nós os cristãos é lugar de morte do velho homem como em Gl. 2:19-20.
4)    LUGAR DE RECONCILIAÇÃO: Por causa da cruz Herodes e Pilatos reconciliaram (Lc. 23:12). Houve entendimento e reconciliação de culturas(Cl. 1:20-22). Na cruz houve reconciliação entre os pecadores e Deus(Ef. 2:16).
5)    LUGAR DE MÉMORIA: (Lc. 23:33) Gólgota em hebraico significa caveira, e assim era chamado porque o lugar tinha o formato de um crânio, e foi proposital, para fazer jus a ordem deixada por Jesus no dia da Santa Ceia (Lc. 22:19). Gólgota, caveira, crânio, memória. Deus é Perfeito.
CONCLUSÃO: A CRUZ É REALMENTE O SÍMBOLO DE FÉ DO CRISTÃO, POIS ELA SIGNIFICA TUDO ISSO E MUITO MAIS, A MORTE DE JESUS, MORTE DE CRUZ FEZ, FAZ E SEMPRE FARÁ AGRANDE DIFERENÇA NA VIDA DAQUELES QUE ENTENDEM O SACRIFICIO DE JESUS E SE CONVERTEM A ELE, SE APAIXONAM POR ELE, PELA SUA OBRA E PELA IGREJA. A CRUZ ÉUM LUGAR DE FACIL ACESSO VISUAL, LUGAR DE DESTAQUE, LUGAR DE MORTE DO VELHO HOMEM, LUGAR DE RECONCILIAÇÃO, LUGAR DE MEMÓRIA. AMÉM.
Ciente  do sacrifício de Jesus na cruz,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: