segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

" DEUS QUER DESPERTAR O NOSSO ESPÍRITO "

MINISTRAÇÃO DA PALAVRA - IEEA-MA
CULTO DA FAMÍLIA - DOM - 04/12/2011
Texto: Ag. 1:12-14 " Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o SENHOR seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do SENHOR. Então Ageu, o mensageiro do SENHOR, falou ao povo conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.  E o SENHOR suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus ".

Tema: " DEUS QUER DESPERTAR O NOSSO ESPÍRITO "

Ainda sendo incomodado a levar o povo de Deus a se apaixonar por Jesus, pela obra e pela igreja, quero tornar relevante algumas considerações existentes nesse texto base e em outros textos que veremos, mas só é possível haver paixão para ser transformada em amor se cada um de nós permitir que Deus desperte o espírito que Ele soprou em nós nos tornando alma vivente. Vejamos:

Quero começar te fazendo entender que o espírito que hoje Deus quer despertar em ti, é o teu mesmo que chamamos de o teu EU, o teu INTERIOR, o teu EGO, e muitas vezes o teu SUPER EGO pois é com ele que Deus espera que o louvemos em espírito e em verdade, como está em João 4:24 " Deus é Espírito, e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.".
Mas porque Deus precisa despertar o nosso espírito? porque é com ele que devemos orar todo tempo (Ef. 6:18) " Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, " Não há como haver consagração, santificação, entrega, mudança, transformação se o seu espírito não estiver despertado. Veja o que diz Jesus em Mc. 12:30-31 " Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
Uma coisa é intrsicamente ligada a outra, ou seja se o teu espírito não está desperto, não amas a Deus, consequentemente não amas ao teu próximo.
Quando dormimos ficamos com o nosso corpo endurecido, pesado, meio surdo e etc, e quando o espírito dorme nosso coração fica endurecido, embrutecido, surdo, soberbo, a carne prevaleçe e a comunhão com o Senhor fica estreita, distante e é necessário Deus despertar o nosso espírito, e Ele usa diversas formas e instrumentos, assim como usou o profeta Ageu, usa até hoje profetas que são nossos irmãos em Cristo, pastores através da Palavra e também com Jejuns, orações e etc.
Vejamos porque Deus tem tanto interesse em despertar o nosso espírito:
1) PARA QUE A CARNE NÃO PREVALEÇA: (Ag. 1: 2-4)" Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.  Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” Nunca estamos satisfeito com o que temos, queremos sempre mais, quando falamos a respeito da matéria, mas buscamos muito pouco do espíritual e rapidamente nos satisfazemos, mas a Palavra diz ao contrário em  Mc. 14:38 " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Vigiar e orar é uma forma de despertar e manter o espírito despertado, para que a carne não prevaleça, não podemos nos esquecer das obras da carne ( Gl. 5:16-21) " Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
Por outro lado Deus não gosta de demora e nem de permuta, e Ele é egocêntrico, único, indivisível, quer ser e ter o primeiro lugar em nossas vidas como um todo, afinal de contas somos templo da sua plenitude, morada do seu Espírito Santo. Portanto mais uma vez te digo administre seu tempo, sua vida, suas coisas, seus negócios, mas coloque sempre Deus, a sua obra e a sua igreja em primeiro plano.
2) PARA QUE SEJAMOS ABENÇOADOS EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA: (Ag.1: 5)" Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos ".  O Senhor nos dá a formula em uma palavra chave " CONSIDERAI". Ele nos leva a uma reflexão profunda com essa palavra, mas caso estejamos ensurdecidos, adormecidos, vacilantes, "muito carnais e pouco espírituais Ele nos diz Ag. 1:6-11 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.  Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos."
Numa situação como essa a tendência é murmurar e ainda colocar a culpa em Deus, e consequentemente não haverá lucro algum porque não há contentamento nem da nossa parte e muito menos de Deus (1 Tm. 6:6) " De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento".
Deus não despreza de forma nenhuma nossas necessidades, nossos projetos pessoais mas Ele sempre nos alerta sobre prioridades. Olha o que diz o Sl. 127:2 " Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono".
3) PARA QUE O NOME DELE SEJA GLORIFICADO: (Ag. 1:8) " Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR ". Nós sabemos que Deus não habita em templo feito por mãos, mas os homens sempre quiseram determinar, erigir, edificar um templo ao Senhor, dessa vez Ele usa a reedificação do templo como uma forma de despertar o espírito de todo o povo, porque na verdade o templo que estava derribado, desestruturado era o próprio povo. Paulo nos faz lembrar disso em 1 Co. 3:16-17 " Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo".
Quando despertamos nosso espírito, Deus nos usa de forma tremenda, manifesta o seu poder em nós, passamos a ser testemunho vivo da manifestação do seu poder e o nome dEle é exaltado, glorificado e todos verão que somos seus filhos, porque as bençãos correrão até nós e nos alcançarão.

CONCLUSÃO: DEUS QUER DESPERTAR O TEU ESPÍRITO, FAZENDO MUDANÇAS EM TI, EM TEU SER, EM TEU EGO. PARA QUE TU SEJAS ABENÇOADO E NOME DELE SEJA GLORIFICADO. AMÉM.

Com o espírito despertado, sendo abençoado e glorificando o nome do Senhor,

Pr. Nolêto - IEEA-MA.

Nenhum comentário: