sexta-feira, 23 de março de 2012

"BERACATATIS"





MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA
CULTO DA FAMÍLIA – DOM – 18/03/2012
Texto: 2 Cr. 20:1-30.
Tema: “ BERACATATIS ”
Note que o versículo 1,  começa com uma frase que diz: “ E SUCEDEU que, depois disso” e prossegue toda a história que lemos, mas o que aconteceu está descrito no cap 19 que diz que Jeú repreende a Josafá por ele ter feito uma aliança com o rei de Israel chamado Acabe para entrarem juntos em uma guerra e Acabe morreu, porém o coração de Jeosafá era contrito com Deus e boas coisas tinha feito ele que agradaram o Senhor, Permaneceu fazendo grandes coisas do tipo falado do amor de Deus e da força dos seu poder a todos ímpios ou não e os convertendo ao Senhor através da sua fé, o que claro suscitou a ira de Satanás. O mesmo tem acontecido conosco em nossos dias, quando tomamos a decisão de servir a Deus e fazer a sua obra, colocando a nossa fé em prol de evangelizar, sendo testemunho vivo da força e do poder de Deus, através do sangue de Jesus a fúria do inimigo se levanta e hoje mais uma vez é para cair. Vejamos o que Jeosafá fez, que serve de exemplo pra nós hoje:
1)    TEMEU, BUSCOU, JEJUOU E PEDIU SOCORRO: (V. 1-5) Quantos de nós vive esse drama diariamente, quando se levanta para fazer a obra e o inimigo tenta abater, então o medo aparece em primeiro plano(medo de não conseguir, medo de enfrentar os desafios, as tribulações, as barreiras, as dificuldades e as afrontas do diabo), mas assim como Deus foi com Jeosafá , também é contigo. Busque, Jejue e peça Socorro ao Deus Trino.
2)    ORAR EXALTANDO AO SENHOR: (V. 5-6) Jeosafá engrandeceu ao Senhor fazendo lembrança das promessas e dos grandes feitos de Deus para com o seu povo. Jeosafá tinha costume como todo bom servo de Deus de se informar sobre as coisas de Deus e todos os livramentos que o Senhor tinha dado ao seu povo(naquele tempo não existia bíblia pra ler, as histórias eram contadas de geração em geração e os pais obrigavam os filhos a escutarem essas histórias). Jeosafá como líder daquele povo convocou toda as nações a fazerem o mesmo, incluindo mulheres e crianças e filhos(V.13). Você que está aqui hoje e é o lider (cabeça) em sua casa tem que tomar esse fato como exemplo e convocar todos os seus a orar exaltando o nome do Senhor, fazendo lembrança dos seus grandes feitos descritos na Bíblia que todos lêem em casa.
3)    A PELEJA É DO SENHOR: (V. 15-17)  Não temas, não se assuste porque não interessa o tamanho e nem a complexidade do problema. O Senhor é convosco. Mas não descanse,  proste-se você e sua família orando, crendo e louvando em mui alta voz ao Senhor. Ele vai ouvir o seu clamor, a sua adoração e o seu louvor e vai armar as ciladas contra o inimigo, vai vencer a peleja e te entregar a vitória.(V. 18-24)
4)    BERACATATIS, TÁ TI ESPERANDO: (V. 25-28) Beraca é o lugar que Deus tem preparado para nós, lugar da benção, lugar de abundância. Seja eternamente grato ao Senhor e não te esqueças dos seus grandes feitos, permaneça crendo, louvando e o adorando na Casa do Senhor.
CONCLUSÃO: SEM FÉ, SEM PERSEVERAR, SEM TEMER, SEM SE PROSTAR, SEM ORAR, SEM JEJUAR, SEM LOUVAR. É IMPLOSSÍVEL AGRADAR  A DEUS A PONTO DELE PELEJAR AS NOSSAS LUTA.
Com fé, crendo e perseverando no Senhor,
Pr. Nolêto – IEEA-MA. 

Nenhum comentário: