segunda-feira, 5 de março de 2012

CEIA DO SENHOR
















CULTO DE CEIA – DOM – 04/03/2012
Texto: Romanos 6
Tema: “ MORTOS E SANTIFICADOS ”
A Epístola aos Romanos foi escrita pelo apostolo Paulo foi com certeza um marco pra igreja de Jesus Cristo no que diz respeito aos cristãos protestantes, pois após Martin Lutero ter lido e analisado o passo a passo do que ela nos ensina, resolve então escrever suas 95 teses com o intuito de reformar a igreja católica, mas tudo que ele consegue é ser expulso da igreja e então dá inicio ao protestantismo.
No capítulo 6 de Romanos, Paulo nos fala entre outros assuntos de um fator importantíssimo chamado SANTIFICAÇÃO, e nos leva a cultivá-la.
Vejamos que Deus desde o principio quis fazer com o homem alianças e todas as vezes que o homem quebrou essa aliança, O Criador o chamou para a sua presença e exigiu SANTIFICAÇÂO (Lv. 11:44-45) e com a vinda de Jesus não foi diferente ( 1Pe.2:9), portanto vejamos alguns pontos importantes descritos que nos levará a ter uma idéia exata do que Deus quer de nós, porque muitas vezes não sabemos como é essa coisa de ser Santo e muitos nos condenam quando dizemos que somos santos  e que vamos pro céu ( FULANO DE TAL FAZIA MISERA ANTES DE ENTRAR NA CRENÇA, AGORA DIZ QUE É SANTO E QUE VAI PRO CÉU.  SÓ SE FOR DO PAU OCO E PRO CÉU DA BOCA DE UMA ONÇA). Quero compartilhar com todos,  algumas coisas importantes sobre SANTIFICAÇÃO, como alcançá-lo e o que receberemos.
1)    CRUCIFICADOS COM CRISTO: (V 6) Crucificado neste verso significa morto para o pecado, morto para o mundo e todas as suas concupiscências. É claro que Deus não isola do mundo e nem de suas concupiscências, mas nos reveste de poder através do Espírito Santo, fazendo fluir de nós os frutos do Espírito. Quando temos convicção desta CRUCUIFICAÇÃO COM CRISTO buscamos a SANTIFICAÇÃO muitas vezes nos desviando, nos escondendo da aparência do mal e de suas armadilhas e então alcançamos a Glória de Deus.
2)    RESSUSCITAREMOS COMO CRISTO: (V 5) Santificação nos dá garantia de vida eterna, Paulo foi contemporâneo com Jesus e mesmo sem tê-lo servido quando este ainda estava entre nós, ao descobrir o poder que nos é dado com sua morte e ressurreição nos convida através do livro de Romanos a nos Santificar. Vejamos Mt.28:1-6. O mulçumano vai a Meca para visitar o túmulo de Maomé o seu deus, Cada dia que passa,  mais fósseis de árvores, de peixes, de animais de várias espécies, de homens são encontrados. Mas o TÚMULO VAZIO DE JESUS NOS GARANTE VIDA ETERNA. Pois Ele RESSUSCITOU. E nós ressuscitaremos como Ele se nos SANTIFICARMOS.
3)     MORTOS PARA O PECADO, VIVOS PARA CRISTO: (V 6-11) O pecado nos tira da presença de Deus e nos afasta da garantia de vida eterna, mas Paulo nos alerta de como vencer as investidas do inimigo nos ensinando a como nos Santificar (V 12-14). Ofertar a Deus nossos corpos é uma grande, perfeita e agradável estratégia para a SANTIFICAÇÃO. Em Fp. 1:20-21 Paulo diz “ ... será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Portanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
4)    SANTIFICAÇÃO É SINÔNIMO DE GLORIFICAÇÃO: (V 23) Quando buscamos a Santificação alcançamos a Glorificação, mas pra finalizar e tirar qualquer duvida de como devemos nos Santificar consulte (Cl 3:12-25, 4:1-6). Amém.
CONCLUSÃO:  ESTARMOS MORTOS E SANTIFICADOS É    ESTARMOS: CRUCIFICADOS COM CRISTO, RESSURRETOS COMO CRISTO, MORTOS PARA O PECADO E VIVOS PARA CRISTO. O RESULTADO DE TUDO ISSO É A GLORIFICAÇÃO.
Buscando a Santificação dia após dia,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: