segunda-feira, 5 de março de 2012

CULTO DA FAMÍLIA

MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA
CULTO DA FAMÍLIA – DOM – 26/02/2012
Texto:  Os. 5:15-6:1-4,6  “ Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão, dizendo: (Oséias 6:1) - VINDE, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou, e nos sarará; fez a ferida e a ligará. (Oséias 6:2) - Depois de dois dias nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. (Oséias 6:3) - Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR, como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:4) - Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.  (Oséias 6:6) - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”
Tema: “ O VAI-E-VEM DE DEUS, O VAI-E-VEM DO HOMEM ”
Após dias maravilhosos no acampamento 2012 em que o Senhor nos ensinou a nos apaixonarmos mais pelo Pai, pelo Filho, pelo Espírito Santo e pela Obra, me reservo em oração e peço a Ele uma palavra para ministrar ao coração do seu povo e ao meu em primeiro lugar. E o Senhor me traz essa palavra no livro de Óseias. Pois bem começando pelo significado da palavra Oséias que em sua forma hebraica é Hoshe’a e significa Salvação ou Livramento começo a entender o que Deus quer nos falar. E sabendo que foi escrito em aproximadamente 722 a.C. e o tema base do livro é o Amor inabalável de Deus pelo seu povo, penso que Deus quer nos preparar para sermos SALVOS. Porque como diria o poeta “ Quando a gente ama é claro que a gente cuida”. Portanto vejamos o que Deus quer nos dizer através de sua palavra:
O texto fala de duas tribos de Israel (Efraim e Judá) e nós temos que nos colocar hoje na posição dessas duas tribos e assim como elas passamos por fases, períodos, transições, tribulações muitas vezes proporcionados pelo próprio Deus e muitas outras vezes por nós mesmos. Vejamos:
1)    O VAI-E-VEM DE DEUS: (Os. 5:15) Há momentos em que Deus se reserva e aguarda pacientemente o reconhecimento do nosso erro, nosso pecado, nossa falha e consequentemente o nosso arrependimento, não o nosso remorso e Ele espera porque sabe que a sua criação se angustiará com sua ausência e se voltará para o seu Criador. Só precisamos ficar atentos e receosos porque já houve caso em que Deus ficou aproximadamente 450 anos sem se comunicar com o ser humano.
2)    O VAI-E-VEM DO HOMEM: (Os. 6:1) É incrível ler esse texto e ver que até hoje acontece da mesma forma que em aproximadamente 722 a.C. Demora, precisa ficar angustiado, perturbado, lascado, estressado, arrasado, endividado, ensandecido e tantos outros ados e cidos pra se voltar aos pés do Todo Poderoso e reconhecer a sua Soberania. Foi assim com Ló, Jonas, Moisés, Daví, Nolêto, Emília, Pedros, Tiagos, Joões e tantos outros.
3)    DEUS NOS CONHECE: (Os. 6:4) Infelizmente ou felizmente Deus sabe que na maioria das vezes qualquer coisinha nos faz colocá-lo de lado, atrás e nunca na frente. Precisamos firmar esse amor urgentemente e não mais permitir esses desamores.
4)    PROSSEGUIR CONHECENDO É UMA NECESSIDADE:(Os. 6:3) O conhecimento nunca é demais e o conhecimento das coisas de Deus é uma necessidade incessante do Cristão, pois como servir, seguir ou crer num Deus que não conhecemos.
5)    DEUS TEM UM CURTO TEMPO DETERMINADO:(Os. 6:2) Ele está no controle, mas é necessário que tenhamos esse entendimento, pois o único objetivo de Deus por amor de nós é REVIGORAR, LEVANTAR no menor espaço de tempo possível para estarmos diante dEle, mas esse tempo depende de nós.
6)    MISERICÓRDIA E CONHECIMENTO, NÃO SACRIFÍCIOS E HOLOCAUSTOS: (Os. 6:6) Até mesmo Deus em sua infinita misericórdia e bondade chega a um ponto em que não aceita mais ser adorado, cultuado, seguido, servido de qualquer jeito e prefere se  recolher a ter que receber ou ouvir as lamentações de seu povo.
Quero terminar essa ministração te fazendo um convite a ler comigo em Isaías 1:1-20 e depois faça uma reflexão enquanto estivermos orando.
CONCLUSÃO: DEUS REPREENDE PORQUE AMA, CHAMA AO ARREPENDIMENTO, USA SEUS MÉTODOS E DEPOIS SE RETIRA E AGUARDA O TEU PEDIDO DE PERDÃO VERDADEIRO. O ÚNICO OBJETIVO DO SENHOR É A SALVAÇÃO DAQUELES QUE SÃO SEUS.
Nos braços do Pai,
Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: