sexta-feira, 9 de março de 2012

Pega o Chinelo e Mata II


CULTO DE DOUTRINA – QUA – 07/03/2012
Texto: 1 Jo. 2:16 “ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”
Tema: “ PEGA O CHINELO E MATA ” (2ª Parte)
Dando continuidade ao nosso assunto sobre as peçonhas, hoje quero falar a respeito da segunda peçonha que chamei de : “ CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS ”
O QUE É CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS OU “ LOS DESEOS DE LOS OJOS ”? É o desejo intenso de adquirir bens materiais, é a ambição de comprar tudo o que atrai, é a ambição de possuir, de adquirir coisas, de acumular coisas. É a cobiça dos olhos que só contempla três coisas básicas Fama, Prazer e Bens. È preciso atentar para o que diz a Palavra em 1 Tm. 6:7 “ Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.” Vejamos algumas coisas que podemos chamar de CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS:
1)    DESEJOS POR MULHERES/HOMENS: (Jó. 31:1) Não se pode radicalizar, até porque também hoje para os mundanos ou seja os não cristãos esse negócio de donzela está fora de moda e além do mais nada indica ser essa ou aquela uma donzela. Naquele tempo as donzelas se vestiam e se comportavam de forma diferente pra que todos soubessem dessa sua condição respeitosa e privilegiada.   (Mt 5:28-29) Esse texto já é mais amplo e comprometedor, porém não proibi de olhar como se proibia Jó, mas não pode se deter, para não correr o risco de pecar e cair em adultério.
2)    OLHOS CHEIOS DE ADULTÉRIO: (2 Pe. 2:14, Rm. 1:18-28) Esse adultério engloba até mesmo as relações entre os mesmo sexo, homem com homem e mulher com mulher.
3)    AVAREZA: ( Lc.12:15) Considerado um dos sete pecados capitais e significa medo de perder bens materiais que possui. Nesse texto o Senhor nos alerta para não cometer este pecado que entra em nossos corações através dos olhos. O avarento tem enorme dificuldade de desapegar-se do que possui. E o que diz em 1 Tm. 6:7 “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.” E já dizia Jó 1:21 “ ... nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!”
4)     TODOS OS DESEJOS: (Ec. 2:10-11) E o que é Desejo? é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. Salomão em sua grande sabedoria escreve o livro de Eclesiastes e chega a conclusão que tudo o que você deseja é vaidade, entenda que querer ter é diferente de desejar. Quando se quer e não se consegue não nos causa nenhum sentimento traumático, mas quando se deseja enquanto não consegue até adoece físico e mentalmente.
5)    TODOS OS TIPOS DE MALES: (Mt. 6:23) Os olhos são um portal para o pecado e esse texto nos leva a uma auto analise. Os olhos são o órgão encarregado de levar a imagem ao cérebro,  e isso aguça e muito o pensamento, fazendo-o muitas vezes viajar por lugares tenebrosos e podem nos levar a lugares escuros, sem luz. Eles muitas vezes nos fazem pecar, muitos males vêem através do que pensamos e decidimos depois de termos dado uma espiadinha. (2 Sm. 11:1-27, 12:1-15). Cuidado quando for dar uma espiadinha irmã(o).
CONCLUSÃO: A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS É UMA PEÇONHA QUE ATRAPALHA A RELAÇÃO DO HOMEM COM O HOMEM E O PIOR DO HOMEM COM DEUS. PEGA O CHINELO E MATA MAIS ESSA.
Armado até os dentes, de chinelo é claro,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: