sexta-feira, 9 de março de 2012

Pega o Chinelo e Mata



Texto: 1 Jo. 2:16 " Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo ".

Tema: " PEGA O CHINELO E MATA " (1ª Parte)

Quando falamos de animais peçonhentos o que primeiro vem a memória é a barata, por isso o tema da mensagem. E na verdade existem três peçonhas que assolam a vida do ser humano de qualquer nível social, de qualquer nível cultural e de qualquer nível espiritual descritos nesse texto que lemos e quero salientar  alguns detalhes  de cada um deles especificamente. As três peçonhas são: A concupiscências da carne, A concupiscência dos olhos e a Soberba da vida, falaremos nesta primeira parte do nosso estudo da                  
“ CONCUPISCÊNCIA  DA CARNE ".

O QUE É CONCUPISCÊNCIA?  É inclinação a gozar os bens terrestres, particularmente os prazeres sensuais.

Em algumas traduções bíblicas a palavra concupiscência é substituída por COBIÇA, MAUS DESEJOS DA NATUREZA HUMANA, VONTADE DE TER,  e na versão espanhola ela só aparece como "DESEOS DE LA CARNE E DESEOS DE LOS OJOS". Na verdade eu quero compartilhar com todos que as pesquisas mais recentes provam que o diabo tem usado justamente essas armas para frustrar a formação de famílias dentro dos padrões de Deus.
A Revista Época divulgou em uma de suas edições o resultado de uma pesquisa que informava que na década de 70 a primeira relação sexual acontecia aos 20 anos de idade e em dias de hoje ela começa entre 12 e 13 anos de idade. Na reportagem o editor apresenta o caso de uma jovem que ao completar 18 anos recebeu de presente dos pais a autorização para dormir em casa com seu namorado. E agora estando nós no século 21 as pesquisas revelam que 89% dos jovens (homens e mulheres) irão se casar não sendo mais virgens, incluindo aqueles que optam por se relacionar com pessoas do mesmo sexo.
O resultado de toda essa abertura e prática das concupiscências é a perda da reputação, do pudor,  da caráter e principalmente da comunhão com Deus, o que cabalmente leva o ser humano ao inferno. Vejamos:

CONCUPISCÊNCIA DA CARNE: É o mesmo que desejos sexuais da carne, desejos de bens terrenos (Gl. 5:19-21).

a) Adultério: No Gr. Moicheria, relações sexuais ilicitas entre homem e mulher solteiros ou casados.(Mc. 10:11-12).
b) Prostituição: No Gr. Porneia, entre outras coisas relações sexuais com vários parceiros(as)(Jr. 3:1-13)
c) Impureza: No Gr. Akatharsia, tudo que é oposto a pureza, estando inclusos sodomia, homossexualismo, lesbianismo (sexo entre mulheres), pederastia(sexo entre homens),  bestialismo (sexo selvagem, bruto, grosseiro ou comercial com animais) e todas as outras formas de perversão sexual (Mt. 23:27, Rm. 1:26-32).
d) Lascívia: No Gr. Aselgeia, é promover ou participar daquilo que tende a produzir emoções impuras, qualquer coisa que possa fomentar sexo e desejos pecaminosos. É por isso que muitos prazeres mundanos devem ser evitados pelos cristãos, para que não cometa o pecado da lascívia. (2 Pe. 2:7,18).
e) Idolatria: No Gr. Eidololatreia, adoração de imagens, idolatria inclui qualquer coisa sobre a qual as afeições estão apaixonadamente colocadas, admiração extravagante do coração (Cl. 3:5-11).
f) Feitiçaria: No Gr. Pharmakeia, prática de lidar com maus espíritos, encantamentos mágicos e lançar feitiços sobre alguém por meio de drogas e vários tipos de porções que venham causar dores, males, sofrimentos, ódio, morte ou até mesmo saúde, amor e outras coisas do bem só que passageiras. (Ap. 18:23, 21:8).
g) Inimizades: No Gr. Echthra, Amargo desgosto,malícia e má vontade, tendência à irritação ou ira contra alguém. Inimizade entre homens é pecado e contra Deus é abominavel. (Tg. 4:4).
h) Porfias: No Gr. Eris,  Dissensões, discórdias, debates e disputas (jogos com apostas)
 i) Emulações: No Gr. Zeloi, Inveja, ciumes, lutar para se sobressair às custas do outro, buscar suplantar ou superar os outros, espírito de rivalidade desenfreada na religião, negócios, sociedade e em outros tipos de relacionamentos. (At. 5:12-18).
j) Iras: No Gr. Thumos, paixões turbulentas, revoltas domésticas e civís, rebelião, raiva determinada e duradoura .(At. 19:23-34)
k) Pelejas: No Gr. Eritheia, disputas, contendas iradas, disputas por superioridade ou vantagem, discussões para igualar ou devolver de mesmo modo o mal sofrido por alguém (Tg. 3:13-18).
l) Dissensões: No Gr. Dichostasia, divisóes, partidos, facções, desordem popular, gerar contendas na religião ou igreja, governo, casa ou qualquer outro lugar(Rm. 16:17, 1 Co. 3:3).
m) Heresias: Tudo que é contraditório à palavra de Deus ou que tenta esconder a verdade sobre o Deus verdadeiro (At. 4:17 e 5:17).
n) Inveja: No Gr. Phthonol, dor, má vontade e ciúme da boa sorte ou bençãos dos outros, sendo a base de todas as paixões degradantes (Tt. 3:3, 1 Tm. 6:3-10).
o) Homicídios: No Gr. Phonol, matar, roubar ou destruir a felicidade de outro, ódio (Mt. 15:18, 1 Jo. 3:15).
p) Bebedices: No Gr. Methai, escravo da bebida, dependente químico, alcoólatra (Rm. 13:13, Lc. 21:34).
q) Glutonarias: No Gr. Komol, festividades lascivas e barulhentas, com músicas obscenas e outras atividades pecaminosas, farras (Rm. 13:13, Lc. 21:34).

CONCLUSÃO: HÁ UMA NECESSIDADE DE REVERMOS DIARIAMENTE NOSSOS HÁBITOS E CONCEITOS, BUSCANDO NA PALAVRA COM INTIMIDADE NO ESPÍRITO SANTO, PARA PODERMOS NOS LIVRAR DESSAS PEÇONHAS.

Aguarde a segunda parte,

Pr. Nolêto - IEEA-MA.

Nenhum comentário: