domingo, 14 de dezembro de 2014



Ministração da Palavra .
Culto da Família – Dom – 07/12/2014.
Texto:  Ap. 2:8-11 “ Ao anjo da igreja em Esmirna, escreva: “ Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são sendo antes sinagoga de Satanás. Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão  perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. “O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.”
Tema: “VALE A PENA SER FIEL?”
Essa cidade chamada Esmirna existe até hoje, mas na época de João era uma cidade portuária com grande movimento comercial e por isso transitavam pessoas de muitos e diferentes lugares, logo a proliferação de cristãos aumentou e Esmirna se junta a Roma e começa a idolatrar César e se orgulhava pelo seu culto que chamavam de “Culto Imperial”. Esse é um dos motivos da carta que Jesus pede a João pra escrever. Vejamos o que podemos aprender com o texto:
1)                VALE APENA SER FIEL POR CAUSA DA SEGURANÇA: (v:10ª) Deus derramou sobre nós uma unção de ousadia e lançou fora toda covardia. Aqui o Senhor está afirmando que haverá sofrimento, mas também diz pra não temermos. Quando somos fiéis cremos no agir e no operar de Deus mesmo em meio as tribulações. (At. 14:22). As tribulações para os fiéis sempre será como prova para o crescimento, para mudança de nível.
2)                VALE A PENA SER FIEL, PORQUE QUANDO ESTOU FRACO É QUE SOU FORTE: (v10b) Quando estamos atribulados nos achegamos a Deus de forma completamente diferente, entramos em contato e comunhão freqüentemente com Ele. Deus permite que o diabo nos prove, mas é por tempo determinado só pra que nos acheguemos a Ele e para os fiéis ainda que morram sempre haverá a certeza da vitória.
3)                VALE A PENA SER FIEL POR CAUSA DO PRÊMIO: (v11)  Policarpo era o anjo da igreja de Esmirna e era também discípulo de João e foi doutrinado a morrer mas não negar a Jesus, e verdadeiramente Policarpo foi martirizado, mas não negou a Jesus e com certeza recebeu a Salvação, porque o próprio Jesus chama aquele que não o nega de VENCEDOR. Naquele tempo em Esmirna todo aquele que era chamado de vencedor significava que suportava as perseguições, ainda que fosse até a morte.
CONCLUSÃO: QUANDO TEMOS CONVICÇÃO DO DEUS QUE SERVIMOS, VALE APENA SER FIEL. PORQUE NOS SENTIMOS SEGUROS, BUSCAMOS A COMUNHÃO COM DEUS  E ALCANÇAMOS O PRÊMIO PRINCIPAL QUE ÉA SALVAÇÃO, SOMOS CHAMADOS DE VENCEDORES PELO PROPRIO JESUS. SABENDO DISSO AINDA QUE MORRAMOS SENDO FIÉIS E NÃO NEGAMOS A JESUS. Mt. 10:32-33 “ Quem, pois me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”
Pr. Cpl. Nolêto .


quarta-feira, 29 de outubro de 2014





Culto da Família – Dom – 26/10/2014
Texto: Mt. 16:24-27 “ Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém que vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz  e siga-me. Porquanto quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitara o homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

Tema: “ SEGUIR A JESUS É UM DESAFIO”

O filho de José o carpinteiro, foi um marco e um mártir da historia, da cultura e da vida das pessoas daquele tempo e o é até os dias de hoje. Jesus passando pelas cidade enfrentou muitos desafios e deixou muitos exemplos e também falou ao homem de forma clara, objetiva e não mandou recado. Aprendamos um pouco com seus ensinamentos;

1 – ESPONTÂNEO E VOLUNTÁRIO: (V 24) A salvação é para todos, mas nem todos querem  e Jesus não obriga ninguém e é por isso que Deus nos deu o livre arbítrio (Gn. 2:15-17) A liberdade é total, o poder de decisão esta sobre o ser humano (1 Co. 10:23) A escolha é sua.

2 – TEM QUE TER UM ÚNICO ALVO: (V 25) Jesus é o único alvo a ser seguido, perseguido e alcançado.

3 – DE RENUNCIA: (V 26) O apostolo Paulo fala em Fp. 1:21 “ porquanto para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” O desafio de seguir a Jesus é uma renuncia total, é abrir mão da própria vida se necessário for, é deixar de lado o próprio ego. É se entregar de corpo, alma e espirito. (Sl. 49:1-10, 15-20)

4 – O MAIOR DESAFIO É NÃO RETROCEDER: (V 27) Recompensa é sempre uma palavra forte em todos os aspectos, nas coisas boas e/ou más e Jesus é ainda mais enfático e eu diria DURO no Livro de Lucas 9:62 “ Mas Jesus lhe replicou: ninguém que tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”

CONCLUSÃO: VERDADEIRAMENTE SEGUIR A JESUS É UM GRANDE DESAFIO E GRANDES DESAFIOS NÃO SÃO PARA OS FRACOS. OS FORTES NORMALMENTE SÃO VOLUNTÁRIOS, TEM UM ALVO, UM OBJETIVO, ABDICAM E RENUNCIAM DE COISAS QUE JULGAM IMPORTANTES POR PRIORIDADES E A HUMILDADE SEMPRE PREVALECE E ACIMA DE TUDO QUANDO COLOCAM A MÃO NO ARADO NUNCA RETROCEDEM. SEGUIR A JESUS É PARA OS FORTES. SEJA VOCÊ TAMBEM UM FORTE, UM VALENTE.
        

Pr. Capelão Nolêto.                                                                                                        



Culto da Família – Dom – 21/09/2014
Texto: 2 Ts. 2:3-6 “ Ninguém de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião propria.”

Tema: “ UMA OUTRA CHANCE”

O povo cretense que vivia na Tessalonica, andava muito preocupado com a vinda do Senhor e o apostolo Paulo após ter escrito a primeira carta aos tessalonicenses, começa a segunda epistola parabenizando o crescimento espiritual daquele povo, mas atenta para essa preocupação do povo em relação ao “Dia do Senhor”. A carta é escrita aos novos convertidos cretenses e muitos em nosso meio, ainda que antigos na fé, estão como neófitos precisando entender o que Deus nos ensina nesta Palavra pra que não sejamos enganados e caiamos em alguma cilada do inimigo. Vejamos:

1)                 EXISTE UM NUMEROSO EXERCITO A SERVIÇO DO MAL: (V 3)  Jo. 8:44. Jesus usa a palavra no plural e faz questão de frisar quem é o responsável por tudo.  O apostolo apenas exorta o povo cretense a não se deixar enganar e incentiva à busca do conhecimento através da Palavra. Até hoje muitos ainda se perguntam como ou quando será a vinda do Senhor e por falta de conhecimento acreditam em qualquer doidice. Mas a Bíblia ensina pra nós hoje através do que Paulo ensinou pra Timóteo. (1 Tm. 4).

2)                 O PARTIDO DE OPOSIÇÃO A DEUS CRESCE DIARIAMENTE: (V 4) Temos visto em todos os lugares e em todas as esferas do poder semi deuses se levantando diariamente, casos até de lideres de grandes congregações tentando apagar a Graça e trazendo de volta e para si toda a honra que um dia foi depositada a Arca da Aliança, entre outras loucuras gospel. Mas as Sagradas Escrituras ensina diferente: Mt. 12:30, 7:21-23.


3)                 A PROFECIA ESTÁ SE CUMPRINDO E O SENHOR ESTA DANDO OUTRA CHANCE: (V5-6) O apostolo faz menção ao que ele ensinou ao povo cretense na Tessalônica e se reporta ao que está escrito no livro do profeta Daniel. (Dn 11:36), (2 Ts. 2:7-12).

CONCLUSÃO: DEUS É JUSTO E MISERICORDIOSO E HOJE ESTA NOS ALERTANDO PRA QUE OS QUE ESTÃO FIRMES NÃO SEJAMOS ENGANADOS E  OS QUE AINDA NÃO SE FIRMARAM QUE APROVEITEM ESSA CHANCE.


Pr. Cpl. Nolêto.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014



Ministração da Palavra.

Culto de  Ceia – Dom- 31/08/2014.

Texto.: Gn.3:15 “ Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Tema: “DESCENDENTE”

Ainda passados pouquíssimo tempo da criação, vendo Deus que o homem havia se perdido lança o “PROTOEVANGELHO” ou seja a primeira profecia anunciando a vinda do Messias. A palavra chave usada no texto é “ descendente” que no texto original em hebraico é escrito com a palavra “ zera’ ” que tem o mesmo significado que SEMENTE,  Em alguns textos “ zera’ “ tem significado individual e em outros textos ela é aplicada como sendo coletiva. Ainda no começo de tudo Deus amaldiçoou à  mulher e deu a ela um papel importantíssimo, por seria ela a responsável por gerar um fruto da semente “ zera’ “ do Espírito Santo, através é claro de uma concepção milagrosa e sobrenatural do Messias: JESUS CRISTO. E o “ PROTOEVANGELHO” se cumpre por entender que ferir a cabeça é letal, é mortífero e ferir o calcanhar pode até causar dor e sofrimento, como aconteceu com o Descendente (O CRISTO), mas não é mortal pois o mesmo venceu a morte e o inferno e ressuscitou.
 
             Jó 9:33 “ Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.”

Subtema: “ YAKASH Hebraico / JUIZ / ÁRBITRO.

Mesmo o mais leigo ou ignorante da Palavra de Deus, já ouviu falar de Jó e sabemos que ele era na concepção de Deus “... homem integro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal...”(Jó 1:1), e vale a pena ressaltar que Jó é pra nós um exemplo não só de paciência, mas também de humildade e submissão perante Deus. (ler Jó 9). Mas o que quero ressaltar é a necessidade que Jó, representando todos os homens da terra sente da presença de um “ YAKASH ”. Alguém que pudesse intervir, interceder por todos, sendo que esse alguém não podia ser qualquer um, teria que ser alguém no minimo com poder comparado ao Deus Todo Poderoso, mas que pudesse entender as duas naturezas: A celeste e a terrena, A carnal e a espiritual. “ O NOME DELE É ZERA’ A SEMENTE,  O DESCENDENTE DA MULHER, O YAKASH, O JUIZ, A SEMENTE, O ÁRBITRO, JESUS DE NAZARÉ, O CRISTO.

Subtema: “ O MEDIADOR”

             1Tm. 2:5 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”

Verdadeiramente chegamos nesses tempos oportunos. Não somos mais inocentes (Aliança Edênica/Dispensação da Inocência), com quando no Jardim do Éden. Não somos tão pacientes e nem tão retos e íntegros como Jó e é por isso que Deus enviou seu Filho, pois Ele sabia que não seriamos capazes de cumprir a Lei em sua totalidade. Vivemos o tempo da Graça e essa Graça é o mesmo que o sol brilhar para todos, é o mesmo que a Salvação é para todos e os tempos oportunos que o apostolo Paulo se referia é chegado, nos somos os responsáveis por anunciar esse DESCENDENTE DA MULHER, ESSE YAKASH, ESSE MEDIADOR. O PROTOEVANGELHO nasceu, morreu, ressuscitou e em breve voltará. Precisamos anunciar que o Mediador vive e que Ele é único e que sem Ele não alcançaremos a Glória.

CONCLUSÃO: A CEIA TAMBÉM É O MOMENTO CERTO DE RECORDAR QUE DEUS CUMPRIU A SUA PROMESSA DE ENVIAR O SALVADOR, É TAMBÉM O MOMENTO DE LEMBRAR DO SACRIFÍCIO NA CRUZ DO CALVÁRIO, MAS É TAMBÉM O MOMENTO DE LEMBRAR QUE FOI POR MIM E POR VOCÊ E QUE ELE RESSUSCITOU E QUE ELE VIVE E É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto, 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014








Ministração da Palavra
Culto da Família – Dom – 17/08/2014.

Texto: Lc. 15:25-32 “ E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.”
Tema: “PERDIDO NA CASA DO PAI
O texto lido trata-se da parábola do filho pródigo, que tem um final feliz, com o retorno do filho prodigo, porém causa indignação por parte do filho mais velho do pai prodígio. Em outras duas parábolas contadas por Jesus relacionado a retorno ou reencontro, a felicidade foi plena (parábola da ovelha perdida e a parábola da dracma perdida), nessas duas a festa foi só alegria e contentamento com os convidados, porém na do filho prodigo todos se alegram exceto o irmão do que estava perdido. Vejamos algo mais que podemos aprender com essa parábola:
1)       A BENÇÃO DO MEU IRMÃO TEM QUE SER MOTIVO DA MINHA ALEGRIA: (Mc. 12:30-31) O cristão precisa estar fundamentado nesses dois mandamentos que Jesus ensinou. Veja o exemplo do filho mais velho que está mais pra Caim do que pra Abel. ( Rm. 12:15).
2)      DEUS É VINGADOR, NÃO É VINGATIVO: (V. 29-30) O texto relata que o filho mais velho se enche de ira e por ser vingativo não entende a atitude do pai, acha que o pai está sendo injusto. Por outro lado o pai prodígio simboliza Deus em sua infinita misericórdia, sendo justo, sendo vingador com sua ira santa.
3)      APRISIONADO NA CASA DO PAI: (V 29b) Note que a bíblia não relata se havia alguma restrição por parte do pai prodígio em relação ao filho mais velho. A Bíblia também não relata se o filho mais velho já havia pedido um novilho pra comer com seus amigos. Ele era escravo mesmo estando solto, vai ver nunca nem chamou o pai pra conversar abertamente ou pra compartilhar algo. Infelizmente muitos de nós cristãos não somos livres mesmo estando na (igreja) casa do Pai.
4)      O CORPO ESTA NA CASA DO PAI, MAS O CORAÇÃO NÃO: (V 28) O Senhor Jesus ensina e ao mesmo tempo alerta a respeito destes pensamentos. Infelizmente entre os cristãos ainda há muitos irmãos que estão nessa condição. (Mt. 12:33-37).
5)      PERDIDO DENTRO DA CASA DO PAI: (V 31)  Alguns cristãos assim como o filho mais velho do pai prodígio está perdido na casa do Pai, porque não busca ter intimidade com Ele e por isso não se alegra com a benção do outro, é vingativo e esquece que Deus é vingador (Naum 1:2-3) e por isso vive aprisionado mesmo estando na casa do Pai, porque está somente de corpo, só pra cumprir tabela e na verdade vive perdido dentro da casa do Pai.

CONCLUSÃO: O PAI ESTÁ NOS CHAMANDO E PREPAROU UM BANQUETE, UMA FESTA PRA NÓS, TODO AQUELE QUE SE ENCONTRA TRISTE, AMARGURADO, IRADO, VINGATIVO, APRISIONADO EM SEUS MEDOS, SUAS FOBIAS. SEUS PENSAMENTOS OU TODO AQUELE QUE SEU CORPO QUER DE UM JEITO E SEU CORAÇÃO QUER DE OUTRO JEITO E QUE ESTÁ PERDIDO DENTRO OU FORA DA CASA DO PAI. HÁ UMA FESTA PREPARADA E VOCÊ É O CONVIDADO PRINCIPAL. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto.

domingo, 10 de agosto de 2014

Ministração da Palavra
Culto da Familia – Dom – 10/08/2014

Texto: Mt. 15:21-28 “ Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogavam-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ô mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres.E desde aquele momento, sua filha ficou sâ.”

Tema: “DE QUE TAMANHO É A TUA FÉ”

Jesus e seus discípulos saem da Galileia e se preparam para atravessar a Fenicia, hoje chamada de Líbano, naquele tempo terra dos Cananeus, um povo que não tinha nenhuma ligação com o povo de Israel, muito menos com o Deus de Israel, mas que com certeza já ouvira falar de Jesus e aquela mulher especificamente sabia que Jesus era da linhagem do Rei Davi e ela também tinha discernimento espiritual, pois afirma que sua filha estava possuída por um ninho de demônios. Vejamos alguns pontos importantes neste texto:

1)                 CLAMAR FAZ PARTE: (V 22-23)  Nós não sabemos qual deus aquela cananeia servia, mas algumas coisas ficou claro: Ela já ouvira falar de Jesus, ela sabia clamar e de forma humilde e mesmo sem Jesus responder ela seguiu o Mestre, perseverou e continuou clamando.
2)                 O NÃO DE JESUS FAZ PARTE: (V 24) Aquela mulher cananeia era descendente do povo que tinha sido expulso por Josué da terra de Prometida, a terra que manava leite e mel, a terra de Canaã. E Jesus fez questão de ser duro com ela e afirmar que o compromisso dele era com o povo de Israel. Muitas vezes o não de Deus é um teste para a sua fé.
3)                 ADORAR FAZ PARTE: (V 25) A mulher cananeia clama, pede compaixão, faz uma exposição de motivos (filha endemoninhada), não recebe resposta alguma, segue o Mestre, persevera e permanece clamando, recebe um não de Jesus, ela então se achega mais a Ele, pede socorro, e o adora. Mas  Jesus resiste.
4)                 ADORAR FAZ PARTE,MAS TEM QUE SER EM ESPIRITO E EM VERDADE: (V 26-27)  Quando adoramos em espírito e em verdade, um a migalha que seja vindo da mesa do Senhor Jesus já faz toda diferença.
5)                 O TAMANHO DA FÉ FAZ A DIFERENÇA: (V 28) Por ser a fé um dom espiritual ela tem tamanho? Vejamos alguns tamanhos ou tipos de fé: Rm 14:1, Lc. 12:28, Lc. 17:5-6, Hb.11:1, 32,33, 12:1-3.

CONCLUSÃO:  SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, SEM FÉ É IMPOSSIVEL ALCANÇAR VITÓRIAS, SEM FÉ NÃO HÁ SALVAÇÃO. CLAMAR FAZ PARTE, O NÃO DE JESUS FAZ PARTE, ADORAR EM ESPÍRITO E VERDADE FAZ PARTE, MAS O TAMANHO DA FÉ É QUE FAZ A DIFERENÇA E TRAZ A VITORIA.


Pr. Cpl. Nolêto,



segunda-feira, 4 de agosto de 2014



Ministração da Palavra
Culto de Ceia – Dom – 03/08/2014
Texto: Mateus 26:26-30
26 - E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.
30 - E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Tema: “ A CEIA DO SENHOR É AUTENTICA”
A Páscoa era uma festa comemorada pelos judeus para lembrar a saída do povo de Israel da terra da servidão, o Egito. E o povo aproveitava a oportunidade para imolar sacrifícios, oferecendo animais para serem mortos em troca da misericórdia de Deus para perdão de pecados cometidos durante todo o ano desde a ultima festa. Na páscoa cada família através do Varão sacrificava um novilho, um cordeiro perfeito, sem mácula e após os sacrifícios as famílias se assentavam à mesa e se alimentavam entrando em comunhão uns com os outros. Jesus então sabendo que ia ser traído para que se cumprissem as Escrituras, institui a CEIA DO SENHOR e a partir daí tudo muda, pois agora o cordeiro a ser imolado é o próprio Jesus, a família que entra em comunhão são todas as famílias da terra, a remissão de pecados é total, é anistia, e essa festa pode ser comemorada a qualquer tempo. Enquanto a Páscoa lembra a libertação do povo de Israel das mãos do Faraó, a Ceia tem um significado mais profundo. Vejamos:

1)                 A CEIA FOI AUTENTICA NO PASSADO: (V 26-28) Já naquele tempo se transformou num marco de transformação, de renovação, de entrega total (corpo e sangue), de libertação e de redenção (Lc. 22:19). A autenticidade da Ceia do Senhor permanece porque é um Memorial instituído pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
2)                 A CEIA É AUTENTICA NO FUTURO: (V 26-29) O Cordeiro a ser imolado afirma que haverá outra ceia, mas que será em outro lugar, um lugar especial, um lugar escolhido e reservado por Ele e que todos poderemos participar. Todo aquele que permanecer nEle terá um lugar na mesa do banquete, preparado num céu de glória.
3)                 A CEIA É AUTENTICA NO PRESENTE: (V 26-28) A Ceia é um compromisso, uma aliança que se renova a cada manhã e será assim até que o Cordeiro (o noivo) volte para buscar a sua noiva (a igreja),
4)                  A CEIA É AUTENTICA EM RENDER GRAÇAS: (V 30) O Cordeiro ensinou que temos que ser gratos o tempo todo. (Sl. 115 e 118).

CONCLUSÃO: A CEIA É O A ÁPICE DE RECONHECIMENTO, DE GRATIDÃO DE TODO CRISTÃO PELO SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ DO CALVÁRIO. A CEIA É RECORDAR SEMPRE QUE NOS FOI OUTORGADO, DECRETADO O DIREITO A REDENÇÃO.


Pr. Cpl. Nolêto.

segunda-feira, 28 de julho de 2014



Ministração da Palavra
Culto da Família – Dom – 27/07/2014.
Texto: Ezequiel 37:1-15
Tema: “PORQUE A VISÃO?”

O profeta Ezequiel viveu em um tempo em que o povo de Israel estava exilado sob o domínio do Rei Nabucodonosor.  Um servo do Diabo a serviço de Deus, porém o profeta começa a ter visões e revelações de Deus informando ao povo que o Senhor estava indignado com as desobediências do povo de Israel, mas que assim como o próprio Deus os colocou no exílio, se houvesse reconciliação, o próprio Deus os restauraria. A igreja de Jesus Cristo como o mundo em si vive hoje da mesma forma que o povo de Israel daquele tempo e Deus em sua infinita misericórdia continua chamando o seu povo ao arrependimento. Vejamos alguns pontos interessantes neste texto lido:
Em algumas Bíblias a nota redatorial tem por titulo “  A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS”

1)      PORQUE A VISÃO? (v1-2) O povo estava descrente e o profeta precisava de algo sobrenatural vindo da parte de Deus pra mudar a polaridade do pensamento do povo.
2)                PORQUE A VISÃO? (v 3) Deus queria provar a fé do profeta. Quantas vezes estamos da mesma forma que Ezequiel estava e respondemos da mesma que ele respondeu. “... Senhor Deus, tu o sabes.” Mas não fazemos a nossa parte, não agimos e queremos que Deus aja.
3)                PORQUE A VISÃO? (v 4-8) Muitos de nós estamos satisfeitos com o pouco de Deus, e Deus tem muito mais pra nós. Uma grande parte dos cristãos está satisfeito, acomodado com aquilo que Deus já lhe deu e não procura se aprofundar mais nas coisas Dele. Já aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador e esqueceu-se de buscar mais Nele. Já alcançou seus familiares abre a boca e diz: “ ...eu e minha casa serviremos ao Senhor...” e esquece que tem ainda muitos perecendo igual ele perecia precisando de um profeta.
4)                PORQUE A VISÃO? (8-10) Porque Deus queria dizer ao profeta que até o espírito (não o Espírito Santo) está sujeito ao profeta quando ele está na presença de Deus, quando ele busca Deus, quando ele se move conforme a ordem de Deus.
5)                PORQUE A VISÃO? (v 11-14) Porque Deus está nos dizendo: O PROFETA ÉS TU POVO DA ETERNA ALIANÇA, ÉS TU QUE ESTÁ AQUI HOJE, PROFETIZAR É PREGAR A PALAVRA, É EVANGELIZAR,  É BUSCAR O SOBRENATURAL DE DEUS, É GANHAR ALMAS,  É TRANSFORMAR MORTOS EM UM NUMEROSO EXÉRCITO.

CONCLUSÃO: PORQUE A VISÃO? PORQUE DEUS QUER MOVER O SEU SOBRENATURAL ENTRE NÓS, PORQUE DEUS QUER SEJAMOS MAIS OUSADOS EM BUSCÁ-LO, PORQUE DEUS QUER QUE SAIAMOS DA NOSSA ZONA DE CONFORTO E VAMOS PARA ZONA DE CONFRONTO, PORQUE DEUS ESTÁ NOS DIZENDO QUE OS PROFETAS DESSE TEMPO SOMOS NÓS, PORQUE DEUS ESTÁ DIZENDO QUE AS BENÇÃOS DELE SÃO PARA AQUELES QUE FAZEM O QUE ELE ORDENA. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.


quarta-feira, 23 de julho de 2014


Ministração da Palavra.
Culto da Familia – Dom – 20/07/2014
Texto: Pv. 24:10-12 “ Se te mostras fraco no dia da angustia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?”

Tema: “ CONVOCAÇÃO GERAL”

Nesse Provérbio, o grande sábio Salomão convoca o povo a uma reflexão profunda e hoje fala conosco de forma tremenda, em meio a esta CAMPANHA do + 1, O Senhor está nos convocando a fazer a diferença, está nos convocando a chamar a responsabilidade para cada um de nós, está nos convocando a justificar o codinome de PESCADOR DE ALMAS.
Vejamos que grandes homens da Bíblia e de Deus se mostraram fracos no momento da angústia, como está descrito no V. 10. Homens tipo JACÓ (Gn. 42:36), DAVI (1Sm. 27), JONAS (Jn. 4) e até mesmo ELIAS (1Rs. 19:3-4), e baseado nessas fraquezas é que o Senhor nos fala hoje e até nos cobra no V. 11 nos fazendo lembrar que não devemos falhar no resgate dos inocentes, dos que estão indo para morte e o que eu considero mais importante pra igreja Eterna Aliança, são três pontos importantíssimos:
1 – PONDERAR: (v 12a) “Se disseres: Eis que o não sabemos; porventura, aquele que pondera os corações não o considerará?”  Deus pondera de forma a considerar cada um dos nossos pensamentos e intenções. Tudo é monitorado pelo Todo Poderoso (Jr. 17:10, Ap. 2:23) A omissão é um crime para Deus. Fazer errado tentando acertar é ruim, mas deixar de fazer é pior.
2 – ATENTAR: (v 12b) “ ...e aquele que atenta para a tua  alma não saberá?...” É fácil e possível enganar o homem, mas a Deus é impossível, pois nada esta encoberto aos seus olhos.  Vejamos o Sl. 121. É uma palavra que transmite segurança, confiança, coragem, porém sendo dessa forma nunca estamos sós, portanto, vejamos: Mt. 10:26.
3 – JULGAR: (v 12c) “...Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?.” Nenhum de nós tem o direito ou dever de julgar, cabe somente a Deus essa pratica, porque independente de qualquer coisa somos todos iguais perante Deus. (Rm 2:11) “ Porque para com Deus não há acepção de pessoas”. Essa igualdade perante Deus nos coloca em pé de igualdade entre nós, isso significa que a Parusia de Cristo (retorno de Cristo) é que fará diferença entre nós. Vejamos 2Co. 5:1-10.

CONCLUSÃO: O SENHOR ESTÁ NOS CONVOCANDO A PONDERAR, ATENTAR E NÃO JULGAR, MAS AUMENTAR O SEU EXERCITO AQUI NA TERRA  E CADA UM SERÁ VISTO, LEMBRADO E POR FIM  JULGADO POR ELE.


Pr. Cpl. Nolêto.         

segunda-feira, 7 de julho de 2014



Ministração da Palavra.
Culto de Ceia – Dom – 06/07/2014.
Texto: Jr. 18:1-6 “Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou a mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Tema: “ VASO É UMA COISA, VASILHA É OUTRA COISA”
Jeremias começou a profetizar no reinado de Josias e continuou no reinado de Zedequias filho de Josias, profetizou 41 anos e foi mal interpretado por todos, sendo então considerado o profeta das desgraças e o profeta das lagrimas, mesmo sendo perseguido e preso não abriu mão de fazer a obra que Deus havia confiado em suas mãos e sempre demonstrou ser muito obediente ao seu SENHOR; Aprendamos um pouco com ele. Vejamos 4 palavras chaves:

A)                QUEM É O BARRO?:  Naquele tempo o barro era considerado o povo de Israel e hoje somos nós. Os homens desse tempo, segundo Gn. 2:7 ” Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” e o nosso fim já foi determinado desde o princípio. Gn. 3:19 “ Do suor de teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. ENTÃO QUEM SOMOS SEM DEUS? NADA.
Para ilustrar: Pr. Yossef Akiva em uma de suas pregações comenta que o Deus vê o homem como árvores plantadas com o objetivo de gerar frutos, pois nós somos visto por Deus como sementes que frutificarão. (base: Mc. 8:22-26)
B)           PRA QUE SERVE A RODA? (V:3) A roda na verdade é um instrumento, uma das ferramentas usada pelo oleiro para fazer e moldar o barro afim de torna-lo um vaso perfeito. A RODA em nossas vidas são as adversidades, as circunstâncias, as tribulações, os espinhos na carne, as lixas, as decepções e ingratidões entre tantas outras coisas que somos muitas vezes obrigados a passar, porém temos uma certeza que está descrita em: Rm.8:28 “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
C)                QUEM É O OLEIRO? (V:4-6) Deus se posiciona como o oleiro, que prepara o barro assim como no Gênesis, usa as dificuldades como roda, como instrumento, ferramenta para moldar e modelar cada um de nós, segundo o seu propósito, e mesmo que haja falhas corrige e começa de novo.
D)                QUEM É O VASO? (V:4) É o barro preparado, amassado, que passa pela roda e é moldado pelas mãos do oleiro e vira vasilha, então é quebrado e refeito, remodelado e transformado em vaso de honra segundo o propósito do oleiro.
CONCLUSÃO: SOMOS PÓ E AO PÓ VOLTAREMOS, MAS ENQUANTO NÃO VOLTAMOS PODEMOS SER TRANSFORMADOS EM VASOS DE HONRA, POREM SÓ HÁ UMA FORMA:  PASSAR PELAS MÃOS (DIFICULDADES) DO OLEIRO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO E PRA PASSAR PELAS MÃOS DO OLEIRO, TEM QUE ESTAR NA OLARIA. VEJAMOS O QUE DISSE JESUS USANDO O MESMO PRINCÍPIO: Jo. 15:5 “ Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Pr. Cpl. Nolêto.



segunda-feira, 30 de junho de 2014

É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO


Ministração da Palavra.
Culto da Família – Dom – 29/06/2014.
Texto: Sf. 1:7-8 “ Cala-te diante do SENHOR DEUS, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. No dia do sacrifício do SENHOR, hei de castigar os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que trajam  vestiduras estrangeiras”
Tema: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.
Sofonias um profeta menor, vindo de uma linhagem real, da tribo de Judá,  usado por Deus para anunciar o Dia do SENHOR ao povo de Israel daquele tempo que vinha sofrendo destruição por causa de governantes terríveis, a ponto de a todos parecer melhor morrer, porém Deus levanta um novo líder, o Rei Josias, e a mensagem de Sofonias anuncia um dia de juízo de Deus onde o mal e a destruição por parte do TODO PODEROSO será manifestará, mas as bênçãos para os que são dEle os alcançará. Vejamos o que o texto nos ensina:
1-                 CALA-TE: (V 7A) A ira de Deus se ascende contra o povo e ninguém que mereça castigo escapará dEle, e a primeira coisa que Ele manda fazer é que todos se calem, e o honrem, e o ouçam, e o reverenciem, e o obedeçam.(V 1-6). O silêncio confirma que o Dia do SENHOR será um dia de horror.
2-                 SACRIFÍCIO: Havia naquele tempo um costume de remir pecados através do sacrifício ao DEUS TODO PODEROSO, porém a maioria do povo havia se corrompido e idolatravam a baal e sacrificavam a baal e a outros deuses. Sofonias traz em sua mensagem algo tremendo. (V8-18). O Dia do SENHOR é sinônimo de sacrifício, e nada e nem ninguém que mereça ficará de fora deste sacrifício. Mas o que será imolado é todo aquele que não adora, não obedece, não reverencia o SENHOR.
3-                 SEUS CONVIDADOS: (v 7c) Os convidados do SENHOR devem ser entendidos de duas formas:
a) Os que se servirão do banquete de sacrifícios: (Ap. 19:21).
b) Os que receberão a benção do SENHOR: (Sf. 2:1-3).

CONCLUSÃO: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.  É TEMPO DE SE PERGUNTAR SE O QUE TEMOS FEITO PELA OBRA DE DEUS SE TEM PODE SER VISTO POR DEUS COMO SACRIFÍCIO AGRADÁVEL A ELE OU A BAAL E OUTROS DEUSES. È TEMPO DE TER CERTEZA SE O DIA DO SENHOR CHEGAR (NÃO SABEMOS QUANDO SERÁ) SE SEREMOS SACRÍFICO PARA ELE OU SE SACRIFICAREMOS A ELE. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto.  

domingo, 15 de junho de 2014

Ministração da Palavra.
Culto da Família – Dom.08/06/2014.
Texto: Sl.114 “ Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha, Judá se tornou o seu santuário, e Israel o seu domínio.O mar viu isso e fugiu, o Jordão tornou atrás.Os montes saltaram como carneiros, e as colinas, como cordeiros do rebanho. Que tens, ó mar, que assim foges? E tu Jordão para tornares atrás? Montes por que saltais como carneiros? E vós, colinas, como cordeiros do rebanho? Estremece, ó terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó. O qual converteu a rocha em lençol de água e o seixo, em manancial.”

Tema: “RECORDAR É VIVER”

O Salmo 114 recorda as maravilhas do Êxodo, e hoje o Senhor  nos vê como o povo de Israel quando no tempo da saída do Egito, e nos leva a recordar coisas importantes que muitas vezes esquecemos por causa das adversidades, das circunstâncias, das dificuldades, das bonanças, da prosperidade e do tempo. Vejamos:
1)                 DEUS NÃO COBRA, SÓ LEMBRA: (V. 1 ) (Ex. 12:51, 13:3) Assim como Deus fez questão de marcar na história do povo de Israel, quando livrou-os da casa da servidão, o Senhor Jesus quer te fazer lembrar do seu sacrifício pra remir cada um dos nossos pecados. E em muitos casos esquecemos quem é o provedor e Ele nos lembra (2 Co.5:18)
2)                 DEUS TRANSFORMA E SANTIFICA: (V. 2) O Salmista é usado por Deus para lembrar o povo de Israel que eles foram chamados e que esse chamado tinha um propósito que era a santificação. E Jesus hoje nos faz recordar da mesma forma. (Ef.2:1-13)
3)                 DEUS LEMBRA OS SEUS GRANDES FEITOS: (V.3-8) Deus recorda seus grandes feitos pra que o seu povo não esqueça que Ele está sempre presente e operando em nosso meio.Êx. 17:1-7)   Em dias de hoje são muitos dos povos de Israel e Judá acometidos de amnésia, que esquecem com facilidade as bênçãos que recebem e só lembram as que não receberam e ainda reclamam (murmuram). Jesus faz questão de dar exemplo de lembrança. (Lc. 23:42-43)
4)                 JESUS PEDE QUE LEMBRE E PROMETE VIDA: O Senhor enviou uma carta de recordação pra nós hoje. (Ap. 2:1-7).

CONCLUSÃO: RECORDAR É VIVER, DEUS NÃO COBRA, SÓ LEMBRA E QUANDO NOS POSICIONAMOS ELE NOS TRANSFORMA E SANTIFICA DIA APÓS DIA, ELE NOS LEMBRA OS SEUS GRANDES FEITOS PRA QUE NÃO ESQUEÇAMOS DO COMPROMISSO QUE ELE ASSUMIU CONOSCO ENÓS COM ELE.


Pr. Cpl. Nolêto.